10/05/2021

Dória diz que “esforço em contrário” de Bolsonaro com críticas à China prejudica produção de vacinas



SÃO PAULO, SP - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou à imprensa, durante entrega de 2 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, que há uma limitação determinada pelo governo da China por conta das constantes manifestações  “inapropriadas, inadequadas e inoportunas” do governo brasileiro.

 

Disse que reconhece o esforço diplomático do Carlos França, ministro das Relações Exteriores, mas criticou as falas do presidente Jair Bolsonaro.

 

“A cada vez que há um esforço do Ministério e do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, há um esforço contrário em manifestações conduzidas e lideradas pelo próprio presidente da república, o que torna tudo mais difícil”, afirmou Doria durante entrevista nesta 2ª feira (10.mai).

 

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, reforçou a ideia e disse que “O que acontece é que não ocorre uma liberação para exportação por parte do governo [da China] e isso que causa um atraso” e que não há nenhum problema com o contrato nem com a produção de insumos em Pequim.

 

Covas espera que até dia 18 de maio, os insumos sejam liberados para a fabricação das novas doses da CoronaVac. Se não ocorrer a entrega, haverá um atraso no cronograma de vacinas.

 

Entrega de 2 milhões de doses

 

O governador acompanhou, na manhã desta 2ª feira, a entrega de mais 2 milhões de doses da CoronaVac produzidas pelo Instituto Butantan ao PNI (Programa Nacional de Imunização) do governo federal. O Butantan já entregou 45 milhões e 112 mil doses ao Ministério da Saúde.

 

A comitiva do governo do Estado acompanhou a saída de caminhões que levam o carregamento com vacinas até o centro logístico do Ministério da Saúde em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

 

Na próxima 4ª feira (12.mai) entregará mais 1 milhão de doses da vacina, completando o 1º contrato com o Ministério da Saúde.

 

São Paulo recebe 450 mil doses da CoronaVac, então não haverá paralisação no Estado do PNI.

Poder 360

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter