31/05/2021

Bolsonaro apela ao Exército para que não puna Pazuello por participar de ato pró-governo



BRASÍLIA, DF - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu ao general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Exército Brasileiro, que não puna Eduardo Pazuello, ex-ministro da saúde, por participar de um ato pró-governo no Rio de Janeiro no último dia 23.

 

Segundo apurou a Folha de S. Paulo, Bolsonaro falou com o general em São Gabriel da Cachoeira (AM), viagem feita por ambos para inaugurar uma ponte de menos de 20 metros. Como Pazuello é geral da ativa e Paulo Sérgio seu superior, o pedido do presidente aumenta ainda mais a crise entre o Planalto e as Forças Armadas.

 

O pedido aconteceu porque Pazuello participou de um evento de motociclistas com Bolsonaro e subiu ao palanque para dar apoio ao presidente, sem usar máscaras. Como não faz mais parte do governo, Pazuello foi incorporado a um cargo burocrático na Secretaria-Geral do Exército e, por isso, não poderia ter ido à manifestação.

 

O comandante do Exército tem uma semana para decidir se punirá ou não Pazuello. Se ele não seguir Bolsonaro, disseram os aliados à Folha, isso será visto como uma renúncia. Já os militares de cúpula mais otimistas acreditam em uma saída na qual Bolsonaro irá recuar ante uma punição mais branda de Pazuello.

Istoé, com Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter