18/01/2021

Placar do Impeachment de Bolsonaro tem 108 votos a favor e 46 contrários, na Câmara dos Deputados



Em meio à pressão pelo afastamento do presidente Jair Bolsonaro, um perfil no Twitter que monitora o posicionamento de congressistas nas redes sociais aponta que 108 deputados são favoráveis e 46 são contrários ao impeachment.

 

A contagem foi atualizada na manhã desta 2ª feira (18.jan.2021). No domingo (17.jan), eram 106 deputados a favor do impedimento e 42 contrários.

 

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), promoveu a ideia ao afirmar que somente sabendo qual a posição de cada deputado seria possível abrir um processo para a retirada de Bolsonaro do cargo.

 

“É preciso abrir o placar do impeachment com o nome de todos os deputados federais e começar a pressão dos eleitores sobre cada um deles, por todos os meios. Sem isso, o afastamento não vai acontecer”, afirmou Haddad.

 

O perfil chamado “SOS impeachment” existe desde 2019, mas inaugurou o placar na 6ª feira (15.jan). Para compor o resultado, os administradores monitoram as redes sociais dos deputados para conferir se eles se posicionaram em relação ao tema.

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que é “inevitável” discutir o tema “no futuro”.

 

“Eu acho que esse tema de forma inevitável será discutido pela casa no futuro. Temos de focar no principal, que agora é salvar o maior número de vidas, mesmo sabendo que há uma desorganização e uma falta de comando por parte do ministério da Saúde”, afirmou Maia.

 

O presidente da Câmara tem sofrido pressão para iniciar um processo de impedimento contra Bolsonaro por causa da gestão da pandemia.

Poder 360

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter