28/06/2021

Primeiro aumento nas contas de energia programado para 2022 será de 5%, estima Aneel



BRASÍLIA, DF - Ainda estamos na metade de 2021, mas a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel já tem a estimativa para o primeiro reajuste nas contas de energia para o ano que vem. Segundo o diretor-geral da agência, André Pepitone da Nóbrega, a crise hídrica vivenciada atualmente no Brasil já permite estimar o primeiro reajuste de 2022 em 5%.

 

Referindo-se ao período de janeiro a novembro deste ano, Pepitone disse que “o número que o Ministério de Minas e Energia tem usado publicamente é que vamos ter um custo adicional (na geração e energia) de R$ 9 bi” e que, até o mês de abril “já se gastou R$ 4 bi adicionalmente”. Segundo o diretor-geral, esta realidade “vai ter impacto adicional na tarifa de 5%” nas tarifas residenciais e comerciais, em 2022.

 

Os dados e a estimativa de reajuste para o ano que vem foram explicados por Pepitone durante Audiência Pública realizada recentemente, na Câmara dos Deputados, para debater a atual crise hídrica no Brasil.

 

Na mesma audiência, o diretor-geral da Aneel disse que o reajuste nas bandeiras tarifárias (que são uma espécie de sobretaxa adicionada às faturas quando o custo da geração de energia sobe) para este ano deverá ser superior a 20%.

Da Redação, com Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter