19/01/2021

EXCLUSIVO: Simone Tebet pode desistir da candidatura à presidência do Senado Federal



O Portal Instanotícias obteve, na noite desta terça-feira (19), uma notícia mais que exclusiva. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) pode anunciar, nas próximas horas, a sua desistência da disputa pela presidência do Senado Federal. O assunto está sendo tratado pela parlamentar junto a apoiadores mais próximos.

 

O motivo para a desistência seria a dificuldade em angariar apoios que configurem uma maioria capaz de lhe garantir a vitória, em função das investidas do Palácio do Planalto, cada vez mais intensificadas, com a proximidade do pleito.

 

A “gota d’água” teria sido a decisão de quatro, dos sete senadores do PSDB – a maioria da bancada, portanto – em apoiar a postulação de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), seu opositor na disputa, que além do presidente Jair Bolsonaro, tem o apoio do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

 

Os senadores tucanos que votariam em Rodrigo Pacheco são Rodrigo Cunha (AL), Plínio Valério (AM), Roberto Rocha (MA) e Izalci Lucas (DF). O motivo para a decisão seria a realidade política local de cada parlamentar, que, em seus estados, fazem oposição ao MDB. Com esta configuração, Simone Tebet teria os votos apenas de Mara Gabrilli (SP), José Serra (SP) e Tasso Jereissati (CE).

 

Com o apoio dos quatro senadores do PSDB, Pacheco chegaria ao número de votos necessário para se eleger, 41. “O que vemos é que essas posições, principalmente a decisão dos quatro senadores do PSDB, podem levar Simone a repensar a postulação”, disse ao portal uma fonte próxima de Simone.

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter