05/08/2021

Bruno promete evitar episódios de corrupção na Prefeitura de Campina, a exemplo da “Famintos”



CAMPINA GRANDE, PB - O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, disse nesta quinta-feira (05) que adotará medidas para evitar episódios de corrupção na Prefeitura de Campina Grande, a exemplo do que ocorreu na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues, seu aliado. Foi durante ato de adesão da PMCG ao programa Time Brasil. 

Após o ato, Bruno concedeu entrevista à imprensa presente e comentou sobre o assunto ao ser perguntado pelo jornalista Josusmar Barbosa, da Rádio Caturité FM, se iria tomar medidas para que episódios de corrupção como os detectados pela Operação Famintos, da Polícia Federal, que identificou desvio de verbas da merenda escolar, não venham a se repetir. 

“Estamos intensificando os processos de controle interno e externo, estreitando os laços com a Controladoria Geral da República, e consequentemente isso passa também pelo reforço institucional no combate à corrupção a essa má vereação do recurso público”, afirmou o prefeito. 

Ele disse também que, passada essa fase mais difícil da pandemia, cujo foco de sua gestão tem sido mais administrativo, sobretudo no reforço aos serviços de saúde, irá instalar uma comissão para enviar à Câmara Municipal uma proposta de reforma administrativa, criando um gabinete de controle interno na estrutura da PMCG. 

Operação Famintos 

A Operação Famintos investiga fraudes em licitações para a distribuição da merenda escolar em Campina Grande, na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues. No total, 16 pessoas já foram denunciadas pelo Ministério Público Federal. A operação já teve três fases, sendo a última delas deflagrada no dia 26 de setembro do ano passado. 

A operação investiga fraudes milionárias na distribuição da merenda escolar em Campina Grande, desvios milionários por parte de uma Organização Criminosa - ‘Orcrim’ na gestão municipal em Campina Grande. 

Time Brasil 

O programa “Time Brasil” visa cooperação entre estados, municípios e órgãos parceiros para promover mudanças na gestão pública de prefeituras, visando melhorar a capacidade de detecção e prevenção da corrupção. 

O programa se baseia nos seguintes temas: Fortalecimento da política de transparência local; Implantação das funções de controladoria; Disseminação de boas práticas de integridade pública, prevenção a desvios de conduta e conflitos de interesses; e Perenidade das ações com a consolidação da participação e controle social.

Da Redação, com Foto: Divulgação/PMCG

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter