18/08/2021

Ana visita Bombeiros em Campina Grande e destaca projetos em defesa da vida e da cidadania



CAMPINA GRADNE, PB - A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), Ana Cláudia Vital, acompanhada do Secretário Executivo da SEDAM, Galego do Leite, do Dr. Valdé Silveira, Coordenador de Gestão, além da Vereadora Dona Fátima (PODEMOS), em continuidade à agenda de visitas às obras e ações do Governo do Estado em Campina Grande, visitou nessa segunda-feira (16) a sede do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar, instalado em Campina Grande e que presta relevantes serviços à sociedade. 

Na ocasião, a Secretária e autoridades foram recebidos pelo comandante da Unidade Militar, Tenente Coronel Carlos Jean Benício de Sá, bem como por outros membros que puderam fazer uma explanação sobre as diversas atividades diárias que são desenvolvidas na cidade e nos mais de 104 municípios que integram o 2º Comando, que além do quartel de Campina Grande, conta com unidades em Guarabira, Itabaiana, Sumé, Juazeirinho e futuramente também na cidade de Cuité. 

Na ocasião, a comitiva pôde acompanhar uma explanação feita pelo Sargento Mateus Porto sobre as principais ferramentas e equipamentos utilizados pela corporação nas mais diversas situações em que são requisitados, que englobam operações de busca, resgate e salvamento, tanto por terra, por água e pelo ar. A unidade em Campina Grande é referência na formação e no treinamento dos militares, sendo utilizada para o treinamento de bombeiros de todo o país, fazendo com que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba seja referência na região nordeste e em todo o Brasil.

As autoridades puderam também acompanhar um pouco do trabalho do DOC – Departamento de Operações com Cães, que realiza um trabalho especializado e reconhecido nacionalmente, por meio da atuação de seus militares e cães nas ações de busca, resgate e salvamento. Na oportunidade, o Major Ferraz, Chefe do Canil, apresentou as cadelas Fúria e Taila, das raças Bloodhound e Malinois, que são cães farejadores; Fúria é especializada na busca de pessoas vivas através de odor específico e Taila, pela busca de cadáveres. 

Dentre as diversas ocorrências que o DOC atendeu, a de maior relevância foi a atuação dos cães nas operações do rompimento da barragem em Brumadinho-MG, sendo uma das Corporações que por mais tempo atuou na operação. Foram mais de 80 dias, em que se revezaram três cães e seis militares da Paraíba. Como uma das formas de reconhecimento pelo trabalho em Brumadinho, a Empresa Vale do Rio Doce fez a doação da cadela Fúria. 

Na ocasião, a secretária Ana Cláudia recebeu felicitações do Comando pela emenda apresentada pelo Senador Veneziano, no valor de R$ 556 mil, para a instituição, que agregada a novos recursos do Governo do Estado, vai somar cerca de R$ 1 milhão para a aquisição de uma nova viatura para o Corpo de Bombeiros em Campina Grande. A expectativa é que a nova viatura chegue à unidade militar entre este final de ano e o começo de 2022.

O comandante do Corpo de Bombeiros na região de Campina Grande pontuou que “além de combater incêndios, nossa missão original, também atuamos em salvamento terrestre, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar, programas sociais como Bombeiro Mirim e Bombeiro na Escola, entre outros", disse o Coronel Jean. 

A Secretária Ana Cláudia falou sobre a visita: "Foi uma manhã/tarde, das 11h até às 14h, muito proveitosa para todos nós. A sociedade precisa conhecer mais o trabalho que é realizado por homens e valorosas mulheres nas instituições públicas. No caso específico do nosso Corpo de Bombeiros, fui informada ainda do trabalho social que é desenvolvido pela Corporação, a exemplo do Projeto Bombeiro Mirim e do Projeto Bombeiro na Escola, que por conta da Pandemia, está sendo executado remotamente, via TV Assembleia. Os jovens alunos de escolas públicas e privadas tem informações de casa, através de uma Cartilha padrão, capacitando essas crianças com noções básicas das atividades dos bombeiros, incluindo primeiros socorros e prevenção de incêndios. O trabalho realizado por todos que fazem a Corporação é motivo de muito orgulho para nós paraibanos, e é importante destacar também a sensibilidade e empenho do Governador João Azevêdo no fomento ao trabalho realizado pelas forças de segurança na Paraíba, inclusive com a ampliação nas unidades em outras cidades paraibanas”.

O Comandante Jean Benício ainda comentou sobre outros projetos sociais desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros, com total apoio do Comando Geral da Instituição, Coronel Marcelo Araújo, a exemplo do Gol 10, que está suspenso no momento, em virtude da pandemia, atendendo crianças num campo de futebol na própria instituição, além de ações recreativas, entre outras atividades voltadas para idosos, com visitas em áreas culturais (projeto que deve ser implantado em breve junto ao Projeto Cidade Madura), bem como a assistência que é dada aos caminhantes do Açude Velho, através do Projeto Caminhar com Prevenção, com aferição de temperatura e verificação de pressão arterial, prevenção, com uma ambulância disponibilizada para a necessidade de algum socorro durante as atividades físicas.

Assessoria, com fotos: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter