18/08/2021

Rostand Paraíba visita a AMA Campina, elogia projeto social e quer mais apoio para a entidade



CAMPINA GRANDE, PB - O vereador Rostand Paraíba (Progressistas) visitou o Instituto Brenda Pinheiro – IBP, Projeto AMA – Amigos do Autista, em Campina Grande, na tarde desta terça-feira (17). Ele foi recebido pela presidente da entidade, Vânia Pinheiro e demais diretores, onde conheceu as instalações físicas e o atendimento a crianças autistas de Campina e região. 

Pai de Rihana, uma criança autista, que o acompanhou na visita, Rostand Paraíba ficou entusiasmado com a AMA e elogiou o trabalho desenvolvido pela entidade, que é pioneira em Campina Grande no tratamento de indivíduos com autismo. Na oportunidade, ele detalhou as iniciativas de seu mandato em favor do autismo.

Por iniciativa de Rostand, foi formada uma comissão de vereadores para discutir possibilidades de tratamento pelo Sistema Único de Saúde – SUS para indivíduos com autismo em Campina Grande. Ele disse entender as preocupações de familiares de pessoas com autismo e as dificuldades que eles tem de encontrar tratamento adequado. 

Segundo Rostand, os indivíduos com autismo tem que ter tratamento especializado, individualizado e multidisciplinar, a exemplo do oferecido pela AMA. Neste sentido, ele elogiou o projeto social da entidade, que oferece tratamento adequado a crianças carentes cujas famílias não tem condições financeiras para custeá-lo, e defendeu que o Poder Público possa apoiar mais a iniciativa, para que o projeto social seja ampliado.

De acordo com Rostand, centenas de famílias campinenses estão, hoje, sem poder contar com tratamento especializado de forma gratuita, considerando que a rede municipal de saúde, mesmo tendo avançado muito nos últimos anos, ainda não consegue atender a toda a demanda, pois o número de diagnósticos de autismo vem crescendo de forma preocupante em todo o planeta. 

Esta realidade, segundo a presidente do IBP – AMA, é retratada no projeto social da entidade, que tem uma lista de espera com mais e 80 indivíduos com autismo, à espera de atendimento. Ela lembrou que, atualmente, 19% das crianças atendidas pela AMA são do projeto social e que a intenção é ampliar ainda mais o atendimento a crianças de famílias carentes, Porém, para isso, precisa de mais apoio do Poder Público.

Vânia informou a Rostand que a AMA passou a receber uma subvenção municipal que proporcionou a inclusão de mais duas crianças pelo projeto social. “Nós agradecemos esse gesto do Poder Público Municipal em confirmar uma subvenção mensal para nossa entidade, mas a nossa intenção é ampliar ainda mais”, afirmou a presidente. 

Quem quiser conhecer melhor o trabalho realizado pelo IBP – AMA poderá agendar uma visita. A entidade fica na Rua José do Ó, 169, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande. O telefone para contato, informações e agendamento é o (83) 3063-3001. Visite o Instagram (@institutobp).

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter