31/08/2021

Bolsonaro muda discurso e diz que culpa pela alta nos combustíveis é do ex-presidente Lula



UBERLÂNDIA, MG - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mudou de estratégia e disse hoje em Uberlândia, Minas Gerais, que a culpa pela alta nos preços dos combustíveis é do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Bolsonaro, os aumentos sucessivos, sobretudo no preço da gasolina, estão ocorrendo por conta da venda de duas refinarias feitas no governo do petista. 

“O preço hoje tá alto também em função disso, de que um dos últimos presidentes nossos e vocês sabem quem é, entregou uma refinaria nossa ao governo boliviano”, afirmou Bolsonaro. 

O presidente fez referencia a duas refinarias que a Petrobras tinha na Bolívia e que foram vendidas por 112 milhes de dólares, durante a gestão do ex-presidente petista. 

A declaração é uma demonstração de que Bolsonaro está mudança a estratégia de colocar a culpa nos governos estaduais, por conta da alíquota do ICMS que incide sobre os combustíveis. Além de politizar o assunto, de certa forma, ele agora também atinge seu potencial adversário nas eleições do ano que vem. 

Nos últimos dias, o discurso de que os combustíveis estão caros por conta do ICMS tem perdido força, pois ao longo dos anos não houve alteração nas alíquotas do ICMS. Ou seja: elas sempre existiram e nem por isso os combustíveis estiveram tão caros como agora. 

Especialistas dizem que os sucessivos aumentos nos últimos meses se deram devido ao dólar alto, ao preço do barril de petróleo e ao mercado internacional. 

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Bolsonaro foi recebido por apoiadores no aeroporto do município e depois participou da inauguração de uma estação de tratamento de água. 

A assessoria do ex-presidente Lula ainda não se manifestou.

Da Redação, com foto: José Cruz/Agência Brasil

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter