07/09/2021

Presidentes do Senado e da Câmara dizem não saber de reunião anunciada por Bolsonaro



BRASÍLIA, DF - Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não têm conhecimento de reunião do Conselho da República anunciada nesta terça-feira (7) pelo presidente Jair Bolsonaro durante discurso para seus apoiadores, em Brasília. 

Segundo interlocutores de Lira e Pacheco, até o início da tarde desta terça eles não haviam recebido nenhum convite oficial do Palácio do Planalto sobre reunião do Conselho da República, que tem, entre suas funções, discutir a decretação de estado de sítio ou de defesa no país diante de um momento de distúrbios sociais ou ameaça à segurança do país. 

O Conselho da República tem um caráter consultivo. A avaliação feita junto com o conselho não obriga o presidente a decretar medidas como intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio. Em 2018, ele foi chamado para discutir a decretação da intervenção federal na segurança do Rio. 

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, também não está informado da reunião, segundo assessores. Ele foi, inclusive, procurado por chefes de outros poderes após o anúncio de Bolsonaro.

G1, com foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter