16/09/2021

Governo estuda voltar horário de verão, que extinguiu por achar que não economizava energia



BRASÍLIA, DF - O Ministério de Minas e Energia pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) um novo estudo sobre o horário de verão diante da "atual conjuntura de escassez hídrica". O mecanismo de adiantar uma hora nos relógios para aproveitar os dias mais longos foi extinto pelo próprio governo Bolsonaro em 2019. 

O governo não informou quando a pesquisa foi solicitada, e nem se há prazo definido para a entrega das conclusões. 

"Recentemente, o MME solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que reexaminasse a questão [do horário de verão] à luz da atual conjuntura de escassez hídrica, considerando os estudos já realizados", informou o ministério em nota enviada ao jornal "Folha de S. Paulo" e confirmada pelo G1. 

Na nota, o ministério reafirma a sua posição de que a contribuição do horário de verão é "limitada", não tendo identificado, até o momento, que o retorno do programa traria benefícios para redução do consumo de energia no período de pico de demanda. 

"Neste sentido, a contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno. Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda", diz o ministério. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico afirmou ao G1 que, por se tratar de um programa do governo federal, apenas o Ministério de Minas e Energia pode comentar esse assunto.

G1, com foto: Beth Santos/PR

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter