21/09/2021

Ação de Veneziano pode beneficiar 1 milhão de recém formados inadimplentes com o Fies



BRASÍLIA, DF - O Vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo se mostrou preocupado, nesta segunda-feira (21), com a situação de mais de 1 milhão de recém formados que estão inadimplentes com o pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies. Ele manteve contato com o Ministério da Educação – MEC para tentar resolver a situação da melhor forma possível. 

Veneziano enviou ofício ao MEC solicitando audiência com o ministro Milton Ribeiro para tratar o impasse e buscar uma solução, que pode ser um refinanciamento, por exemplo, com novo prazo de carência. Para isso, o senador afirmou que seu gabinete está à disposição e que já realizou reunião com sua equipe técnica para que, caso seja necessário, seja formulada uma nova proposta legislativa com as mudanças que se fizerem necessárias. 

Pandemia gerou os inadimplentes

Veneziano lembrou que o Fies tem prazo de carência de 18 meses, contados a partir da colação de grau dos estudantes que fizeram seus cursos em universidades privadas, com o Financiamento Estudantil. Neste caso, os que se formaram no início do ano passado, quando também começou a pandemia, estão sofrendo duplamente. 

“Primeiro porque não conseguiram emprego, já que muitos setores foram paralisados como medida para conter o avanço do novo coronavírus. Segundo porque, com o desemprego, os recém-formados ficaram sem renda, o que lhes impossibilita de cumprir com o pagamento das parcelas, já que a carência acabou”, destacou o senador. 

Veneziano lembrou que o Brasil tem, hoje, 15 milhões de desempregados e que, deste total, mais de 1 milhão são profissionais que se formaram do início do ano passado pra cá e que ainda estão fora do mercado de trabalho. “São exatamente 1.040.484 recém-formados que estão neste impasse, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e nós temos que contar com a sensibilidade do governo neste momento”, disse. 

Veneziano lembrou que, na semana passada, quando o ministro Milton Ribeiro esteve na Comissão de Educação – CE do Senado Federal, atendendo seu convite, afirmou que estava à disposição dos senadores para quaisquer demandas que porventura surgissem. “Por isso estamos envolvidos neste caso e tomaremos as iniciativas que forem necessárias para não deixar essas pessoas na mão. Todos podem contar com o apoio desta Casa”, disse o Vice-presidente do Senado Federal.

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter