26/01/2021

Paraíba entra na rota do golpe da clonagem do Whatsapp através de falsa pesquisa de Covid-19 do Ministério da Saúde



Um golpe que tem se tornado comum em vários estados brasileiros também chegou à Paraíba. Trata-se da clonagem de contas de whatsapp através de ligações telefônicas que seriam oriundas do Ministério da Saúde. A partir da conversa com a vítima, os falsários tem acesso ao whatsapp dela e passam a pedir dinheiro aos amigos de sua lista na rede social.

 

O golpe funciona assim: um golpista liga para o telefone celular da vítima informando se tratar de uma ligação do Ministério da Saúde. O objetivo do contato seria o de coletar dados para uma pesquisa sobre a Covid-19. As perguntas feitas são do tipo: vice já esteve em um local com mais de dez pessoas nos últimos dias? Você tem usado máscara de proteção? Você já foi diagnosticado com a Covid-19? Dentre outras, sempre com o tema da pandemia.

 

Ao final das respostas, vem o golpe: o falsário afirma que o sistema enviou para o celular da vítima um código com seis dígitos, que seria a confirmação de que os dados foram coletados. Ele pede para que ela confirme o recebimento e diga quais foram os números. De posse do código, que na verdade é uma senha, os golpistas tem acesso à conta de whatsapp da vítima e passam a pedir dinheiro aos amigos de sua lista.

 

Vítimas não caíram – Duas pessoas ouvidas pelo Portal Carlos Magno informaram ter sido vítimas na última semana, mas que não caíram porque já tinham conhecimento do golpe. “Eu desconfiei das perguntas por que, em uma delas, eu respondi erradamente e, quando fui corrigir a informação, percebi que o suposto atendente do Ministério da Saúde não se importou com a precisão dos dados”, disse uma das vítimas, que não quis ser identificada.

 

“Mesmo desconfiando, eu prossegui até o final da suposta pesquisa, para ver até onde o falsário iria. Ao final, quando eu disse que não iria repassar o código de seis dígitos porque não era babaca, o falsário ainda soltou uma piada: ‘você pode não ser, mas que tem cara tem’, disse ele pra mim, antes de bater o telefone na minha cara”, afirmou.

 

Outra vítima, que também não quis se identificar, relatou ao Portal que recebeu a ligação no início da noite, quando estava em casa com a esposa. Ele disse que, quando o golpista informou que se tratava de uma pesquisa do Ministério da Saúde sobre a Covid-19, afirmou não ter interesse em responder, pois já sabia da história do golpe, mesmo não dizendo isso ao falsário.

 

“Ele então disse que não tinha problema em responder, mas me pediu para confirmar os seis números de um protocolo que tinha sido enviado para meu celular. Foi quando eu disse que não iria repassar os números também. Na mesma hora ele desligou o telefone, sem dizer mais nada”.

 

Especialistas Alertam – Especialistas em golpes pela internet afirmam que este código é enviado pelo whatsapp para os usuários da rede social quando alguém tenta instalar a conta em outro aparelho. Por exemplo: quando você compra um celular novo e quer passar sua conta do aparelho antigo para o novo aparelho, o whatsapp manda o código para ter a certeza de que é o próprio titular da conta que está fazendo a transferência.

 

No caso do golpe, os falsários identificam o número do telefone da futura vítima e, após a falsa pesquisa, informam que o “sistema” enviou um código de seis dígitos para o seu telefone o que, na verdade, trata-se do código com o qual eles podem instalar a conta de whatsapp da vítima em um novo aparelho e, a partir daí, ter acesso aos contatos e aplicar o golpe, solicitando depósitos em dinheiro, se passando pelo dono da conta. 

Portal Carlos Magno

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter