19/10/2021

Autora do projeto Xadrez nas Escolas, Nilda participa de evento na Embaixada da Argentina



BRASÍLIA, DF - A senadora Nilda Gondim (MDB-PB), autora de um Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade do ensino de xadrez nas escolas públicas e privadas do Brasil, foi convidada especial de um evento realizado na Embaixada da Argentina no Brasil, enfocando esta modalidade. O Copa Confraternidad Argentina-Brasil 2021 ocorreu no último dia 15 e foi aberta pelo Embaixador Daniel Scioli. 

Segundo a Embaixada, participaram do evento crianças, jovens e adultos, jogando simultaneamente com um dos maiores campeões de xadrez da história da Argentina, Miguel Angel Quinteros; além de 25 duplas que jogaram entre si. 

“A senadora Nilda Gondim foi convidada de honra da embaixada. A parlamentar apresentou projeto de lei que tem por objetivo levar o xadrez para todas as escolas do Brasil e se disse feliz em saber que o embaixador, quando deputado na Argentina, apresentou proposta similar. Segundo ela, o jogo já faz parte da rotina de cinco escolas em Planaltina, Goiás”, afirmou o site Embassy News. Veja matéria completa, CLIQUE AQUI

“Ver os enxadristas se deliciando com o jogo e aprender mais sobre a sua história me fez refletir em como o ser humano pode evoluir e sempre se aprimorar, e como nós, como representantes do povo, temos o dever de incentivar práticas benéficas para, em especial, os jovens do nosso país”, disse a senadora Nilda Gondim, na ocasião. 

Projeto no Senado

O projeto de Nilda Gondim que tramita no Senado visa melhorar o desempenho acadêmico dos alunos dos ensinos fundamental e médio. O PL 2993/2021 insere a prática na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A senadora defende que as crianças comecem logo cedo a praticar o xadrez. Ela citou a presença, no torneio, de Marcel Augusto, de 5 anos, 4º lugar no Dente de Leite da Fenaj, em Florianópolis; campeão brasileiro sub-5 no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar e 11º lugar no Panamericano – 5 anos. 

Também participou do evento o Prefeito de Planaltina, Delegado Cristiomario, que instituiu o projeto Xadrez do Bem em sua cidade. “O xadrez, hoje, é um importante auxílio no aprendizado, pois sabemos da sua importância e influência para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. Inclusive para autistas, pois ajuda na memorização e na concentração”, salientou a senadora. 

O embaixador Daniel Scioli disse que “o xadrez promove valores e ajuda a suportar pressões”. Segundo ele, o objetivo do evento foi promover o esporte, “um jogo apaixonante, comunicativo e integrador”. O diplomata elogiou Miguel Ángel Quinteros, de quem acompanhou toda a sua trajetória de sucesso no xadrez. “Faz mais de 40 anos que conheço esse grande mestre internacional e quando ele manifestou o desejo de estar em Brasília, vi uma oportunidade de realizar esse encontro com partidas simultâneas”.

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter