23/10/2021

Conselho de ética da Alesp notifica deputado que xingou o papa e Arcebispo para defender Bolsonaro



SÃO PAULO, SP - A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) notificou na quinta-feira (21) o deputado que ofendeu o papa Francisco para que apresente a sua defesa. 

A atitude foi tomada depois que a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e quatro representações de outros parlamentares cobraram punição pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. 

A notificação ao deputado Frederico D'Ávila (PSL) foi enviada pela também deputada Maria Lucia Amary (PSDB), presidente do Conselho de Ética. 

Pelo regimento do órgão, o deputado do PSL tem o prazo de cinco sessões do plenário para apresentar sua defesa prévia, que começa a contar nesta sexta-feira (22). 

Depois disso, Maria Lucia Amary vai convocar uma reunião do Conselho de Ética para julgar a admissibilidade das representações apresentadas pelos deputados Luiz Fernando (PT), Paulo Fiorilo (PT), Emídio de Souza (PT) em conjunto com o Ataíde Teruel (PODE), e Carla Morando (PSDB) em conjunto com Patricia Bezerra (PSDB) e Marcos Zerbini (PSDB). 

Um quinto pedido de punição foi apresentado pelo deputado Raul Marcelo (PSOL), que ainda está sendo registrado. 

Entenda 

No feriado do último dia 12, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, afirmou durante a principal missa das comemorações no santuário que "para ser pátria amada não pode ser pátria armada". 

No mesmo dia, em um discurso no plenário da Alesp, o deputado Frederico D'Ávila fez referência a este discurso, chamou o Papa Francisco de "vagabundo", o arcebispo de "vagabundo" e safado", os religiosos de "pedófilos safados" e disse que a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) "é um câncer". 

Após o episódio, a instituição entregou à presidência da Casa Legislativa uma carta cobrando punição ao deputado pelas agressões e informando que também acionaria a Justiça contra o parlamentar. 

"Com ódio descontrolado, o parlamentar atacou o Santo Padre o Papa Francisco, a CNBB, e particularmente o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Feriu e comprometeu a missão parlamentar, o que requer imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes", dizia a carta. 

O presidente da Alesp, o deputado Carlão Pignatari (PSDB), entendeu que a carta já configurava uma denúncia passível de análise por parte do Conselho de Ética, para onde encaminhou o documento, e leu um pedido público de desculpas em nome dos deputados paulistas à Igreja Católica. 

“Para o político, o dom da palavra é um direito inalienável, mas que encontra limites no respeito pessoal e na própria lei. Não comporta, portanto, a irresponsabilidade e o crime. Em nome do Parlamento paulista, eu rogo um pedido expresso de desculpas ao Papa Francisco e a dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, a quem empregamos nossa mais incondicional solidariedade. A palavra não é arma para destruição. Ela é um dom. É construção”, afirmou o presidente da Alesp. 

Depois da repercussão, o deputado Frederico D'Ávila publicou uma carta em que pediu desculpas pela fala, argumentando que, naquele dia, “por pouco, foi vítima de homicídio por um assaltante em frente à esposa e filhos na cidade de São Paulo”. 

Quem é Frederico D'Ávila? 

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Frederico D’ávila foi assessor especial do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) de 2011 a 2013. 

Ele chegou à Alesp em 2018, eleito com o apoio de entidades do setor agrícola do estado, especialmente da Sociedade Rural Brasileira, da qual foi conselheiro entre 2017 e 2020. 

D'Ávila costuma circular na Alesp sem máscara e já foi flagrado pela reportagem do g1 sem a proteção no auge da segunda onda da Covid, no início deste ano. 

Em 20 de novembro de 2019, D’Ávila apresentou um projeto na Alesp para homenagear o ex-ditador chileno Augusto Pinochet, que, para ele "foi, sem dúvida, o maior estadista sul-americano do século 20". 

Augusto Pinochet foi responsável por uma das ditaduras mais sangrentas da América Latina, que deixou mais de 40 mil mortos, segundo relatório da Comissão Valech.

g1, com foto: Reprodução

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter