29/01/2021

Doses de vacinas contra Covid-19 estão sendo desperdiçadas e jogadas fora no Rio, denunciam profissionais de saúde



No dia em que o Rio registrou 187 mortes e 3.678 novos casos de coronavírus, em meio a um momento em que é grande a mobilização das autoridades públicas por mais vacinas, profissionais de Saúde do município denunciaram, nesta quinta-feira, que em postos da Zona Oeste da cidade, doses da vacina Oxford-AstraZeneca estão sendo disperdiçadas, de acordo com reportagem do RJ2, da TV Globo.

 

Os trabalhadores afirmam que a procura de profissionais de saúde com mais de 60 anos tem sido baixa nesses locais, e o frasco, depois de aberto, tem apenas seis horas de validade. Com isso, há relatos de vacinas sendo jogadas fora.

 

"O frasco foi aberto às 9h da manhã, ou seja, às 15h da tarde essas doses iam ser perdidas, e aí conseguiram vacinar na clínica seis pessoas e outras quatro doses estavam lá sem ninguém. Não tinham para quem dar", afirmou um funcionário de uma Clínica da Família da Zona Oeste ao RJ2. "E aí, a enfermeira da clínica junto com a técnica foi até o asilo que tem ali perto para poder usar essas doses em funcionários que trabalhavam no asilo, que ainda não tinham sido vacinados pela CoronaVac", concluiu.

 

Em outra unidade, também na Zona Oeste, outros profissionais de saúde confirmaram à reportagem que, com pouco movimento, doses que sobraram foram joadas fora.

 

"Os frascos da vacina tem dez doses. Deram três vacinas e a ordem da CAP foi descartar o restante da vacina. Eu acho isso um absurdo! As pessoas morrendo, precisando e jogar fora?", disse um dos funcionários.

 

Um outro, que também preferiu que sua identidade não fosse revelado, também enviou queixa ao RJ2:

 

"Eu não quero me identificar tbm pq agora aqui somos PJ e qualquer motivo eles estão nos demitindo. Mas, sim, as doses foram descartadas. Cada frasco tem 10 doses. E não teve 10 pessoas para tomar. Então, quando passou o prazo do frasco aberto, foram jogado (sic) fora. Teve unidade que jogou 9 doses fora. É muito triste", escreveu.

 

Mônica Armada, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, afirmou à reportagem da TV Globo que vem recebendo uma série de denúncias sobre desperdício de doses.

 

— O sindicato recebeu inúmeras denúncias de descarte de várias doses da vacina Oxford-AstraZeneca em várias clínicas e centros de Saúde. Isso tudo causou muita revolta entre os profissionais de Saúde — afirmou.

 

O RJ2 afirmou que a prefeitura confirmou que depois de aberto o frasco inteiro tem que ser usado dentro do prazo de 6 horas. As vacinas que estão nos postos são a de Oxford, com dez doses em cada embalagem. A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, recomenda que em situações em que haja risco de perda da vacina, a equipe deve ofertar a dose criteriosamente entre os profissionais de saúde. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que, em caso de disperdício, o uso das vacinas em outras pessoas que não sejam profissionais de saúde também está autorizado.

 

— Evite abrir frasco de dez doses ao final do dia. Caso isso aconteça, os profissionais estão autorizados a aplicar essas vacinas em outras pessoas que necessitem, dentro da unidade ou na região. Mas a orientação é para que eles evitem que isso aconteça. Isso é uma exceção para não se perder dose, e, se isso acontecer, precisa estar devidamente documentado para que não seja motivo para pessoas furarem fila — disse Soranz à TV Globo.

 

No domingo, a falta de energia no laboratório do Hospital Geral de Bonsucesso ainda pode ter comprometido 720 doses da CoronaVac, que por alguns minutos ficaram acima da temperatura ideal. A Secretaria Municipal de Saúde recolheu o lote para análise, e, caso seja confirmado que as doses perderam a eficácia, tudo deve ir para o lixo. Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, exonerou o diretor da unidade federal, Edson Santana, que ficou pouco mais de quatro meses no cargo.

 

Confira a íntegra da nota da prefeitura sobre o suposto desperdício de doses nas unidades de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde reconhece que podem sobrar doses abertas ao fim do dia, mas dá orientações aos profissionais:

 

"Segundo orientação da fabricante Oxford/AstraZeneca, após a abertura do frasco da vacina, as doses devem ser usadas em até 6 horas. Após esse período, a vacina pode perder propriedades farmacológicas ou potência, não devendo, portanto, ser mais usada. A orientação do fabricante, portanto, é para o descarte das doses remanescentes após 6 horas da abertura do frasco. Cada frasco da Oxford/AstraZeneca contém dez doses.

 

Diante disso, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que as unidades se programem para utilizar todas as doses do frasco no período orientado pela fabricante. Nos primeiros dias de vacinação, todas as unidades receberam centenas de pacientes desde o início da manhã, não tendo motivos para a não utilização das doses até o final dos frascos.

 

Ao final do dia, pode acontecer de haver um número menor de pacientes na unidade e sobrar algumas doses no frasco. Neste caso, para evitar desperdício, está excepcionalmente indicada a aplicação em outros profissionais da própria unidade, mas essa situação deve ser realizada sob supervisão, para garantir que de fato se tratem de doses excedentes à demanda do dia. Outra orientação da SMS é para, ao fim do dia, em vez de abrirem novos frascos da Oxford/AstraZeneca, as unidades usem a CoronaVac, cujo frasco contém apenas uma dose.

 

Com a altíssima procura neste primeiro dia de vacinação dos profissionais de saúde com 60 anos ou mais, não houve relato de desperdício de doses por este motivo".

Yahoo!

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter