22/11/2021

Veja os marqueteiros de 5 dos principais candidatos à presidência da República para 2022



BRASÍLIA, DF - A maioria dos principais pré-candidatos à Presidência da República em 2022 já tem marqueteiros, se não confirmados, ao menos encaminhados. A exceção é Jair Bolsonaro (sem partido), que ainda busca uma legenda pela qual possa concorrer em 2022. 

O levantamento foi feito pelo conceituado portal Poder 360. Eis a lista: 

- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – provavelmente fechará com Sidônio Palmeira, da Leiaute Comunicação e Propaganda. Sidônio cuidou de campanhas petistas na Bahia nos últimos anos e também de ações nacionais do partido. A assessoria do ex-presidente não confirma. “Não tem marqueteiro e não tem definição que será candidato”, disse ao Poder360. Atualmente o principal formulador da comunicação de Lula é o jornalista Franklin Martins. 

- Sergio Moro (Podemos) – trabalha com Fernando Vieira, da IV5 Inteligência em Comunicação, que já prestava serviços ao Podemos antes da filiação do ex-juiz da Lava Jato. Vieira planejou, por exemplo, o timming da filiação de Moro e do anúncio da pré-candidatura: antes das prévias do PSDB, para disputar o espaço midiático. Os tucanos devem buscar o mesmo eleitorado de Sergio Moro. Vieira já prestou serviços para integrantes de outros partidos, como do próprio PSDB; 

- Ciro Gomes (PDT) – trabalha com João Santana, da Polis Propaganda e Marketing. Santana fez história como marqueteiro de Lula e Dilma Rousseff (PT). Foi preso pela Lava Jato em 2016, fez delação premiada e deixou a cadeia em outubro de 2018. 

- João Doria (PSDB) – trabalha com Daniel Braga, da Social QI. Ele despontou para o marketing político em 2016, quando fez a estratégia digital da campanha que elegeu Doria prefeito de São Paulo no 1º turno. Depois, prestou serviços para o governo Temer e participou da campanha de Doria para governador; 

- Eduardo Leite (PSDB) – trabalha com Fábio Bernardi, da House of Creativity. Bernardi comandou o marketing de Leite em 2018, ano da eleição para governador. Também cuidou do marketing de Nelson Marchezan Jr. (PSDB), eleito prefeito de Porto Alegre em 2016. 

Jair Bolsonaro ainda está um passo atrás em relação à sua campanha: ainda decide por qual partido disputará a eleição de 2022. O mais cotado atualmente é o PL. 

Em 2018, Bolsonaro se elegeu sem uma estrutura tradicional de marketing político. O principal nome de sua comunicação era seu filho Carlos Bolsonaro, responsável pelas redes sociais do então candidato. 

Ele tem sido aconselhado por políticos próximos a buscar uma estrutura mais profissionalizada na disputa pela reeleição. 

Indefinição: 

Há 2 fatores principais que podem atrasar a assinatura de contratos com marqueteiros nesse momento: 

- Fundos Eleitoral e Partidário – os valores são definidos na Lei Orçamentária, que ainda está em discussão;

- Número de candidatos – os partidos ainda não bateram o martelo sobre quantos candidatos terão a governador e nem em quais Estados. 

Ou seja, há incerteza sobre entre quantas eleições majoritárias os recursos de cada sigla terão de ser divididos e quanto cada candidato terá à disposição na campanha. Todas as legendas estão sujeitas a essa situação. 

Ainda assim, prováveis candidatos importantes ao menos têm seus conselheiros na área. 

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), por exemplo, tem conversado com Chico Mendez. Fernando Haddad (PT), deve concorrer ao Palácio dos Bandeirantes com a assessoria de Otávio Antunes, da Urissanê Comunicação.

Poder 360, com fotos: Montagem/Instagram

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter