22/11/2021
Veja os marqueteiros de 5 dos principais candidatos à presidência da República para 2022
BRASÍLIA, DF - A maioria dos principais pré-candidatos à Presidência
da República em 2022 já tem marqueteiros, se não confirmados, ao menos
encaminhados. A exceção é Jair Bolsonaro (sem partido), que ainda busca uma
legenda pela qual possa concorrer em 2022. O levantamento foi feito pelo conceituado portal Poder 360. Eis
a lista: - Luiz Inácio Lula da
Silva (PT) – provavelmente fechará com Sidônio Palmeira, da Leiaute
Comunicação e Propaganda. Sidônio cuidou de campanhas petistas na Bahia nos
últimos anos e também de ações nacionais do partido. A assessoria do
ex-presidente não confirma. “Não tem marqueteiro e não tem definição que será
candidato”, disse ao Poder360. Atualmente o principal formulador da comunicação
de Lula é o jornalista Franklin Martins. - Sergio Moro
(Podemos) – trabalha com Fernando Vieira, da IV5 Inteligência em
Comunicação, que já prestava serviços ao Podemos antes da filiação do ex-juiz
da Lava Jato. Vieira planejou, por exemplo, o timming da filiação de Moro e do
anúncio da pré-candidatura: antes das prévias do PSDB, para disputar o espaço
midiático. Os tucanos devem buscar o mesmo eleitorado de Sergio Moro. Vieira já
prestou serviços para integrantes de outros partidos, como do próprio PSDB; - Ciro Gomes (PDT) –
trabalha com João Santana, da Polis Propaganda e Marketing. Santana fez
história como marqueteiro de Lula e Dilma Rousseff (PT). Foi preso pela Lava
Jato em 2016, fez delação premiada e deixou a cadeia em outubro de 2018. - João Doria (PSDB) –
trabalha com Daniel Braga, da Social QI. Ele despontou para o marketing
político em 2016, quando fez a estratégia digital da campanha que elegeu Doria
prefeito de São Paulo no 1º turno. Depois, prestou serviços para o governo
Temer e participou da campanha de Doria para governador; - Eduardo Leite
(PSDB) – trabalha com Fábio Bernardi, da House of Creativity. Bernardi
comandou o marketing de Leite em 2018, ano da eleição para governador. Também
cuidou do marketing de Nelson Marchezan Jr. (PSDB), eleito prefeito de Porto
Alegre em 2016. Jair Bolsonaro ainda está um passo atrás em relação à sua
campanha: ainda decide por qual partido disputará a eleição de 2022. O mais
cotado atualmente é o PL. Em 2018, Bolsonaro se elegeu sem uma estrutura tradicional
de marketing político. O principal nome de sua comunicação era seu filho Carlos
Bolsonaro, responsável pelas redes sociais do então candidato. Ele tem sido aconselhado por políticos próximos a buscar uma
estrutura mais profissionalizada na disputa pela reeleição. Indefinição: Há 2 fatores principais que podem atrasar a assinatura de
contratos com marqueteiros nesse momento: - Fundos Eleitoral e
Partidário – os valores são definidos na Lei Orçamentária, que ainda está
em discussão; - Número de
candidatos – os partidos ainda não bateram o martelo sobre quantos
candidatos terão a governador e nem em quais Estados. Ou seja, há incerteza sobre entre quantas eleições
majoritárias os recursos de cada sigla terão de ser divididos e quanto cada
candidato terá à disposição na campanha. Todas as legendas estão sujeitas a
essa situação. Ainda assim, prováveis candidatos importantes ao menos têm
seus conselheiros na área.
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), por
exemplo, tem conversado com Chico Mendez. Fernando Haddad (PT), deve concorrer
ao Palácio dos Bandeirantes com a assessoria de Otávio Antunes, da Urissanê
Comunicação. Poder 360, com fotos: Montagem/Instagram
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