22/12/2021

Forças de Segurança apreendem mais de 4,6 toneladas de drogas em 2021 na Paraíba



JOÃO PESSOA, PB - Mais de 4,6 toneladas de entorpecentes apreendidos neste ano de 2021, na Paraíba. Este é o resultado das ações de prevenção e combate à criminalidade, desenvolvidas pelas forças que integram a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds). O dado que aponta um aumento de 62% nas apreensões de drogas em comparação com o mesmo período do ano passado foi divulgado nesta segunda-feira (20) pelo secretário Jean Nunes, no programa Conversa com o Governador, transmitido pela rádio Tabajara. 

Os números são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) e demonstram melhoria em frentes de combate ao crime, a exemplo da apreensão de armas de fogo. De janeiro a novembro deste ano, foram 3.323 armas retiradas de circulação e mais de 9,1 mil Operações de Prevenção e Repressão Qualificadas além de 3.666 veículos recuperados, em toda a Paraíba. 

Ações de prevenção da violência contra a mulher também demonstram resultados positivos. Nos 11 meses de 2021, foi contabilizada uma redução de 11% em Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) e dos 223 municípios paraibanos, em 57 não houve registro de casos dessa violência. 

Jean Nunes ressaltou que o resultado colhido só é possível graças a uma gestão que entende a importância da segurança pública e investe no bem-estar da população. “Somos o 5º estado com maior participação da Segurança Pública no total de despesas realizadas pelo Estado, com percentual de 13,6%, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O reflexo é percebido pelos cidadãos e por todos nós, que fazemos esse trabalho. As estatísticas estão aí, apontando o que estamos fazendo de certo e nos mostrando onde é necessário melhorar”", afirmou Jean Nunes. 

Tecnologia 

Jean Nunes fez um balanço das ações da Segurança Pública e apresentou o balanço dos investimentos em recursos humanos e infraestrutura dos 35 meses da gestão estadual. “Estão sendo aplicados mais de R$ 122 milhões em obras, equipamentos e tecnologia para monitoramento em toda a Paraíba, no que se configura como o maior investimento em tecnologia da história”, frisou. 

As forças de segurança continuam empenhadas em aprimorar os números já conquistados como a redução de 80% nos ataques a Bancos; o total de 53.133 pessoas presas sendo 8.250 por crimes graves, numa média de 50 prisões por dia; total de 26.186 Operações de Prevenção e Repressão Qualificadas realizada (25 operações por dia) e mais 9.7 mil pessoas resgatadas pelo Corpo de Bombeiros em Acidentes de Trânsito entre janeiro de 2019 e novembro de 2021”, informou Jean Nunes.

Secom-PB, com foto: Arquivo

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter