14/01/2022

Salão do Artesanato da Paraíba já está aberto à visitação na orla de João Pessoa



JOÃO PESSOA, PB – Já está aberta à visitação pública a 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, na orla da praia de Cabo Branco, em João Pessoa. Ao lado da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, o o governador João Azevêdo abriu o evento, visitou estandes e ressaltou a importância do salão como oportunidade de geração de renda. Até o dia 6 de fevereiro, a expectativa é que passe pelo Salão um público estimado em 100 mil pessoas, gerando um volume de negócios em torno de R$ 1 milhão. 

Nesta edição, o tema do Salão é "Toda Arte que Vem do Mar", em homenagem às artesãs dos municípios de Pitimbu, Cabedelo e João Pessoa que trabalham com matérias-primas do ambiente-marinho, a exemplo de escamas de peixe e conchas de marisco. O evento, tradicionalmente realizado duas vezes ao ano – em janeiro, em João Pessoa; e, em Campina Grande, no mês de junho – já faz parte do calendário de eventos do Estado, sendo uma grande oportunidade de reunir a família e amigos, pois, além das peças artesanais, verdadeiras obras de arte, conta com o melhor da gastronomia e com diversas atrações culturais. 

João Azevêdo elogiou a qualidade do artesanato paraibano e destacou a importância do segmento na economia do Estado. "O nosso artesanato é um dos mais belos do Brasil e temos que realizar eventos para promover esse segmento ainda mais. Neste caso retomando o Salão presencial agora, mas desde 2019 que a gente vem realizando eventos importantes: o Salão de Campina Grande, foi o Salão aqui neste local, em 2020, e agora retomamos em 2022. Espero que esta seja uma grande oportunidade não apenas de divulgação, mas também de negócios, para que o artesão possa ter renda, possa ter melhoria na sua condição de vida", disse. 

Já a presidente de Honra do Programa de Artesanato Paraibano – PAP, Ana Maria Lins, afirmou que o momento é de celebração. "Essa pandemia deixou a vida do artesão, da artesã, muito difícil, mesmo com o apoio dado pelo Governo do Estado. E essa retomada significa novas possibilidades, uma superação para esses guerreiros e guerreiras. Desejo a eles muito boa sorte", comentou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou que o Salão presencial oferece aos artesãos um grande momento, o contato com o público. "Essa retomada é muito importante. O próprio artesão estava sedento pelo feedback do cliente, olhando in loco uma peça, pedindo uma opinião. É um momento muito esperado e que agora se torna realidade. Agradecer ao governador João Azevêdo o estímulo e o envolvimento pessoal, à presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, aos nossos parceiros e aos nossos artesãos e artesãs", disse. 

Na solenidade de abertura do Salão, o governador João Azevêdo recebeu dos artesãos presentes de peça artesanais em agradecimento às ações do Governo do Estado a favor do segmento. Por sua vez, o chefe do Executivo estadual também distribuiu placas para homenagear cases de sucesso e lembrou que, de 2019 a 2021, foram distribuídos R$ 740 mil pelo Empreender-PB. 

Falando em nome das artesãs homenageadas, Teresa Júlio, agradeceu o apoio do Governo do Estado na valorização da matéria-prima - escama de peixe - que antes era jogada fora. "Trabalho com escama de peixe há 15 anos, mas foi preciso que muitas mãos fossem dadas para a escama de peixe, a concha, o marisco chegassem aonde chegaram", acrescentou, agradecendo pessoalmente ao governador João Azevêdo e à primeira-dama, Ana Maria Lins. 

O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e do Sebrae-PB em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba  (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Arquidiocese da Paraíba.

33° Salão do Artesanato Paraibano 

Data: 12 de janeiro a 6 de fevereiro

Visitação: 16h às 22h

Local: Avenida Cabo Branco (após o Jangada Clube)

Secom-PB, com fotos: Alberi Pontes

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter