14/01/2022

Paraíba começa a distribuir primeiras doses da vacina infantil contra a Covid-19 neste sábado



JOÃO PESSOA, PB - A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Imunizações e Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, começa neste sábado (15), às 7h da manhã, a distribuição aos 223 municípios paraibanos das primeiras 23.600 doses pediátricas do laboratório Pfizer destinadas à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. 

As doses chegarão à SES nesta sexta-feira (14). No sábado, sairão com a mesma estrutura logística utilizada na distribuição da vacina de Covid-19 para adultos, com 12 carros refrigerados e um avião, que entregarão o imunizante nas Regionais de Saúde, de onde os municípios farão a retirada. 

A vacinação infantil vai começar nas crianças a partir dos 11 anos, em ordem decrescente de idade. Primeiro, serão as crianças com deficiência permanente e com comorbidades; indígenas e quilombolas e crianças que convivem com idosos, na mesma casa e, na sequência, todas as demais crianças, por ordem decrescente. 

“Fiquem atentos, pais, mães, responsáveis! É fundamental que possamos começar a vacinar nossas crianças. Assim como os adultos, elas também estão expostas ao novo coronavírus. Vamos fazer com que em 2022 nossas crianças possam estar cada vez mais protegidas. É um momento muito importante de mais proteção para o futuro da Paraíba”, convocou o secretário executivo da SES, Daniel Beltrammi.  

“Os pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito”, orientou a chefe do Núcleo de Imunização, da SES, Isiane Queiroga. 

A vacinação deve ser adiada em crianças que apresentem doença febril aguda grave ou infecção aguda. 

Cenário epidemiológico 

O estado da Paraíba, nos anos de 2020 a 2021, para crianças de 0 a 11 anos, apresentou um total de 437 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19. Destes, 359 (82,15%) na faixa etária de 0 a 4 anos e 78 (17,85%) de 5 a 11 anos. Foram 28 óbitos por Covid-19, sendo 25 crianças, de 0 a 4 anos, e três, com idade entre 5 e 11 anos.

Secom-PB, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter