18/01/2022

Número de internados por Covid-19 no Rio saltou de 12 pacientes, em dezembro, para 652 nesta terça



RIO DE JANEIRO, RJ - O número de pacientes da Rede SUS na cidade do Rio de Janeiro disparou nas últimas semanas. Entre 25 de dezembro do ano passado e o último dia 14, o número de internados saltou de 12 para 329 pessoas. Na manhã desta terça-feira (18), já eram 652 pessoas. 

A capital está no mesmo patamar de julho, quando a variante predominante era a Delta. 

O pico de internações na capital desde o início da pandemia aconteceu em abril do ano passado, com 1,6 mil pacientes. 

Agora, a variante predominante é a ômicron que, segundo os infectologistas, é muito transmissível. 

O RJ1 mostrou que quem trabalha na atenção básica de saúde percebeu o aumento do número de pessoas com sintomas graves. 

"Dez pacientes com estado muito grave foram removidos para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Até as 18h, 1.010 pessoas foram atendidas", disse uma enfermeira de Clínica da Família. 

Dos 652 pacientes internados neste momento, 274 estão em unidades de terapia intensiva. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a maioria tem outras comorbidades. 

"Ela atinge muita gente e, quando encontra pessoas com múltiplas comorbidades, com estado de saúde mais debilitado, ela pode fazer com que o paciente se torne um paciente complexo", explicou o presidente da Sociedade de Infectologia do Rio de janeiro, Rodrigo Schrage Lins. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 84% dos internados nas últimas 24 horas tomaram apenas uma ou não tomaram nenhuma dose da vacina. Além disso, 14% não tomaram a dose de reforço. Apenas 12% tinham o esquema completo de vacinação.

g1, com foto: Ilustração/Pixabay

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter