27/01/2022

Unanimidade: Pleno do TJPB elege desembargadora Fátima Bezerra para compor TRE-PB



JOÃO PESSOA, PB - A Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão foi eleita, em votação unânime e secreta, para compor, como membro efetivo, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em virtude do término do biênio do Desembargador Joás de Brito Pereira Filho. A escolha foi feita na tarde desta quarta-feira (26) durante sessão extraordinária administrativa, por videoconferência, do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, conduzida pelo Presidente da Corte, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. 

"Darei o melhor de mim como sempre dei ao Judiciário. Darei o melhor de mim para honrar a indicação de Vossas Excelências", afirmou a Desembargadora após sua indicação pelos pares. Ela disse que durante quase duas décadas como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, renunciou, por algumas vezes, ser indicada para integrar o Tribunal Regional Eleitoral, por uma questão ética. "Entendíamos, José Maranhão e eu, que por sua intensa atividade política e em respeito às opiniões divergentes partidárias, deveria eu, evitar o honroso mister. Meus eminentes pares do TJ compreendiam. Agora, viúva do grande líder político, tenho o dever de seguir servindo a justiça do meu Estado, desta feita, no TRE. Minha gratidão aos desembargadores do TJ por mais esse voto de confiança na minha carreira jurídica, iniciada por Concurso Público no ano de 1984", pontuou a magistrada bastante emocionada. 

Após a votação, os desembargadores se congratularam com a Desembargadora Fátima por sua eleição. Em sua fala, o Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides, desejou sucesso a ela. "Nesses tempos difíceis, de tantos embates no Brasil e no mundo, o Tribunal dá esse exemplo de unidade, de paz e de harmonia de todos nós. A unanimidade hoje alcançada pela Desembargadora Fátima é a unanimidade de uma pessoa que sempre soube construir e isso ela faz com muita maestria, engrandecendo cada vez mais o nome do Tribunal de Justiça da Paraíba. Sem dúvida nenhuma no TRE vai ser um sucesso absoluto", afirmou. 

O Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que está deixando o TRE e será substituído na Corte pela Desembargadora Fátima, lembrou que ela será a segunda mulher a integrar o tribunal. A primeira foi a Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes. "Quero parabenizar e dizer da minha alegria de ter sufragado o seu nome. Desde o início que eu abracei essa causa e disse que estaria com você. Agora é o seu momento. Vossa excelência já declinou várias vezes, mas agora não. Agora está livre para voar. Eu sei que vai voar e vai voar muito bem nos braços de Deus", destacou. 

Também integrante do TRE, o Desembargador Leandro dos Santos desejou boas vindas. "A Desembargadora Fátima, pelo mérito e pela antiguidade, já era para ter sido escolhida há muito mais tempo. Mas agora será excepcional a sua presença naquela Corte em substituição ao Desembargador Joás, que tem desenvolvido um trabalho primoroso. Graças a Deus a gente tem agora a aquisição da Desembargadora Fátima, que vai dar continuidade a esse trabalho, formando essa unidade que hoje representa as nossas escolhas para essa representação lá na Justiça Eleitoral. Tenho certeza que a Desembargadora Fátima vai ser uma grande parceira na realização dos objetivos daquela Corte", frisou. 

Em seguida falou o Desembargador José Ricardo Porto. "A indicação da Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão para integrar o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba na condição de Vice Presidente e Corregedora, através de deliberação unânime dos integrantes do Tribunal de Justiça paraibano, representa a confiança do Poder Judiciário na sua experiência, competência e imparcialidade em um ano que teremos eleições plurais", afirmou. 

Nas palavras do Desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, Corregedor-geral de Justiça, tudo tem seu tempo, tudo tem seu momento. "Aquele momento que a senhora às vezes pensava, não podia, porque não estava no tempo, mas seu tempo chegou. Estamos na torcida que tudo vai dar certo para a senhora no Tribunal Regional Eleitoral. Ganhou a Paraíba, ganhou a Justiça Eleitoral", pontuou. 

Já o Desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos disse que a votação unânime "mostra que o Tribunal veio para ficar. Que estamos unidos e mostramos o rumo de como é bom para a sociedade termos um Tribunal unido, em que nós confiamos plenamente no trabalho da Desembargadora Fátima e de todos aqueles que indicamos para o TRE". 

O Desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho lembrou que a desembargadora Fátima por ser a terceira decana do Tribunal de Justiça já poderia estar compondo o TRE. "Só agora ela chega, mostrando a sua postura ética, correta. Quis Deus que ela estivesse agora no Tribunal Regional Eleitoral. Vai dar uma grande contribuição. É habilidosa, é talentosa, é agregadora, tem valores importantes que vão somar ainda mais naquele Tribunal. A torcida é grande para que tudo dê certo e conte com todos nós", ressaltou. 

O Desembargador Ricardo Vital de Almeida expressou sua satisfação com a escolha da desembargadora para integrar o TRE. "Sua excelência traz ao TRE aquilo que tem trazido em toda a sua exitosa passagem aqui entre nós. Essa lanheza, essa cordialidade, inteligente, sábia tantas vezes, preocupada e ocupada em buscar sempre o melhor no ramo da conciliação, sobretudo, mas austera quando necessário, firme quando preciso. Evidentemente um ganho experiencial, não apenas aos integrantes do TRE mas para todos nós que passamos a ser jurisdicionados dela também agora na Corte Eleitoral", pontuou. 

O Desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira disse que a Desembargadora Fátima leva toda a sua experiência para o TRE. "Estamos certos todos nós de que a escolha unânime que fizemos é significativa e simbólica da confiança que depositamos nessa magistrada", frisou. 

"Eu quero expressar a alegria de estar hoje aqui nessa sessão votando na Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti. Ela sabe do meu apreço, do meu carinho, da minha amizade. Eu venho torcendo pela Desembargadora desde há muito tempo. A Desembargadora Fátima é um das melhores julgadoras do Tribunal de Justiça da Paraíba", declarou a Desembargadora Marias das Graças Morais Guedes, vice-presidente do TJPB em sua fala. 

O Desembargador João Alves da Silva também parabenizou a desembargadora pela sua eleição. "Vossa excelência está sendo conduzida ao TRE por todos os integrantes desta Corte. A senhora merece os parabéns de todos nós e da sociedade paraibana. Tenho certeza que sua atuação trará muita segurança jurídica para todos aqueles que necessitam de um pronunciamento da tão honrada Justiça eleitoral paraibana", afirmou. 

Em rápidas palavras o Desembargador Carlos Martins Beltrão Filho felicitou a desembargadora Fátima pela sua eleição. "Que vossa excelência seja muito feliz e dê a sua contribuição ao nosso judiciário, ao nosso TRE". 

Por sua vez, o Desembargador João Benedito da Silva se congratulou com a escolha da magistrada para compor o TRE. "Eu quero dizer da minha alegria, quero me congratular com a Desembargadora Fátima por essa eleição. Foi tantas vezes postergada exatamente por conta de seu espírito ético. Não queria ir para o TRE por motivos que todos conhecem".

Lenilson Guedes/Gecom-TJPB, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter