12/02/2022

Polícia investiga golpe da venda de vacinas para crianças; veja como funciona e como não cair



BELO HORIZONTE, MG - Não bastassem o negacionismo de uns e as campanhas antivacina de outros, agora surgem os “falsos” representantes de vendas de imunizantes para lesar pacientes e estabelecimentos. A Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC) alerta a sociedade para um golpe: uma mulher, se passando por representante de clínicas privadas, está recebendo pagamento por vacinas e fazendo agendamento em nome das mães nesses estabelecimentos. 

Conforme nota divulgada pelo presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa “a falsária recebe o pagamento do paciente via pix, agenda o atendimento em domicílio em clínicas privadas em nome desse paciente, e apresenta o comprovante falso para esse agendamento”. 

Na sequência, o serviço em domicílio vai à casa do paciente e chega até a fazer a vacinação da primeira dose, pois o contratante também recebeu um comprovante falsificado para apresentar na hora do atendimento. “Apesar de o serviço vacinal da primeira dose ser realizado, os pacientes são lesados, pois também são adquiridas as doses de reforço, que acabam não sendo feitas, quando se descobre a fraude”, explica Barbosa. 

A entidade informa que há um tempo até haver a conciliação financeira do estabelecimento e se perceba que, na verdade, o pagamento não foi efetuado para a clínica. 

A ABCVAC ressalta que “a vacinação em domicílio é uma atividade comum, segura e que teve uma grande aderência durante a pandemia, sendo uma importante aliada para a manutenção da cobertura vacinal no momento de “lockdown”. 

Investigação 

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que está com a investigação em curso apurando possível prática de estelionato e outras fraudes, com base nos fatos narrados pelas vítimas em ocorrência registrada na Delegacia. O inquérito policial foi instaurado e os trabalhos seguem  para completa elucidação dos fatos, incluindo a intimação para oitiva dos envolvidos. Em caso de ser vítima do golpe, o cidadão deve comparecer à delegacia mais próxima de sua residência, munida de todos os documentos, para registrar o boletim de ocorrência. 

Fique Atento 

Veja como não cair no golpe: 

- Sempre contrate o serviço de vacinação por um canal oficial da sua clínica de preferência, seja ele site, WhatsApp ou telefone. 

- Clínicas privadas não têm representantes de venda que ofereçam vacinas. 

- Sempre confirme a identidade dos funcionários por meio de crachás e identificação. Se preciso, entre em contato telefônico com sua clínica escolhida para confirmar nomes. 

Desconfie de preços muito baixos e das promoções. 

- Mesmo que opte pelo serviço em casa, procure em algum momento conhecer as instalações físicas da clínica. 

FONTE: ABCVAC, com informações do EM, com foto: Mike Sena/MS

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter