13/02/2022

Morre em Campina Grande aos 92 anos o renomado jornalista e advogado Chico Maria



CAMPINA GRANDE, PB - Faleceu na madrugada deste domingo (13) em Campina Grande o renomado jornalista e advogado Francisco Maria Filho, aos 92 anos. Ele esteva internado na Clínica Santa Clara após sofrer um infarto durante a semana, mas o seu quadro clínico se agravou, sobretudo após a confirmação do diagnóstico de Covid-19, culminando com o seu óbito. 

Chico Maria, como era mais conhecido, foi um jornalista de destacada atuação na imprensa paraibana, sobretudo nas décadas de 80 e 90. Ele se notabilizou como um dos grandes entrevistadores e chegou a comandar um programa diário de entrevistas nas TVs Borborema e Paraíba, que ia ao ar no horário do almoço, sempre com a presença de um convidado especial. 

Por conta do falecimento do profissional, foi decretado luto oficial de três dias em Campina Grande. Chico Maria foi membro da Academia de Letras de Campina Grande e um dos nomes mais conhecidos pelo seu trabalho como jornalista e escritor. 

Por anos, escreveu crônicas nos jornais, com o tradicional título “Confidencial”, nome que também levou para um programa de entrevistas na TV Borborema, no qual imprimia seu estilo próprio, com perguntas diretas e incisivas. Sabatinas dele com referências nacionais entraram para a história: Luiz Carlos Prestes e Frei Damião. Também trabalhou por vários anos no Sistema Paraíba de Comunicação, na década de 90. 

Chico Maria escreveu vários livros de crônicas e nunca descuidou de sua profissão de advogado, tendo militado vários anos como defensor público do Estado. Ele deixa viúva Rosilda Teixeira, além de cinco filhos e 11 netos. A família organiza o sepultamento do corpo do advogado e jornalista para a tarde deste domingo, no Cemitério Campo Santo Parque da Paz.

Da Redação, com foto: Reprodução/Youtube

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter