20/02/2022

Nove paraibanos saem da fila de transplante em um só dia, após três doações de órgãos e tecidos



JOÃO PESSOA, PB - Nove paraibanos deixaram a fila de espera por um órgão ou tecido, nessa quinta-feira (17), graças a três doações registradas em um só dia. A primeira foi uma doação de múltiplos órgãos que aconteceu no Hospital de Trauma de João Pessoa, beneficiando cinco pacientes. As outras duas doações foram de córneas, registradas no Hospital da FAP e no Hospital de Trauma, em Campina Grande, contemplando mais quatro pessoas. 

O doador de múltiplos órgãos foi um homem de 26 anos vítima de um traumatismo craniano, que teve morte encefálica confirmada após a realização de exames de constatação. Foi a autorização da família, mesmo diante do momento da perda, que permitiu aos pacientes a volta da esperança em dias melhores. 

Na porta do bloco cirúrgico, os profissionais do hospital se reuniram e homenagearam o doador e familiares, pelo gesto, com um minuto de silêncio seguido de uma salva de palmas. “É uma atitude muito nobre por parte da família doadora, e nossa gratidão é o mínimo que podemos oferecer,” disse a coordenadora de enfermagem da Organização à Procura de Órgãos (OPO) de João Pessoa, Kalynne Souto. 

Foram doados rins, fígado e córneas. O fígado foi para um homem de 47 anos, o rim direito para um paciente de 49 anos e o rim esquerdo para outro paraibano de 50 anos. As córneas também foram doadas e vão tirar da fila mais duas pessoas. 

Em 2022, a Paraíba já contabiliza 39 transplantes, sendo 26 de córneas, um de coração, oito de rins e quatro de fígado. Ainda aguardam por um órgão ou tecido 514 paraibanos. 

“Temos conseguido aumentar o número de doações e consequentemente os transplantes realizados aqui no estado, graças ao empenho e comprometimento das equipes, além do total apoio que a Secretaria de Saúde tem dado às nossas ações,” pontua a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Secom-PB, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter