03/03/2022

Belo Horizonte põe fim à obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos



BELO HORIZONTE, MG - O prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (3), que o uso das máscaras de proteção facial contra a Covid-19 não será mais obrigatório em locais abertos em Belo Horizonte. 

Segundo o político, um decreto deve ser divulgado ainda hoje detalhando as regras. A expectativa é que a liberação aconteça assim que o documento for publicado. 

 O item de proteção continuará sendo obrigatório em áreas fechadas, explicou o chefe do executivo durante entrevista exclusiva à Record TV Minas. "Claro que vamos preservar o transporte público, que é um local fechado. Estamos aliviando a cidade pelo esforço. Foi feito todo um sacrifício pela população", disse. 

Kalil explica que a decisão foi tomada após uma reunião com o comitê que monitora a pandemia na cidade. "Eu aconselho usar, mas não será mais obrigatório. Estamos vendo a forma jurídica [para determinar a mudança], mas vamos desobrigar. O comitê que cuidou tão bem dessa cidade falou que não há mais esta necessidade [do uso de máscara em locais abertos]", detalhou. 

O infeclogista Unaí Tupinambás, membro do comitê, disse à reportagem que foi possível sugerir a mudança na regra graças à melhora nos dados epidemiológicos nas últimas semanas e à vacinação. 

 "Temos que considerar a vacinação completa na maior parte da população e a aplicação da terceira dose. Os conhecimentos já acumulados indicam que no ambiente aberto, como a rua sem aglomeração, a transmissão do vírus acontece de forma muito fraca. Estou falando de ruas e praças. Não estou falando em estádio de futebol", avaliou o especialista. 

Esta será a primeira vez que o uso de máscara será flexibilizado na capital mineira desde o início da pandemia. O decreto municipal que determinava o uso tanto em ambientes fechados quanto abertos foi divulgado em abril de 2020, há quase dois anos. 

Outras cidades já relaxaram as regras do item de proteção. No Rio de Janeiro, o uso não é obrigatório em locais abertos desde outubro de 2021. Agora, a prefeitura carioca avalia acabar com o uso em áreas fechadas. 

Em Minas Gerais também já há cidades que flexibilizaram. Ipatinga é uma delas. No município do Vale do Aço, a mudança aconteceu em novembro passado. 

Nesta quinta, Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, anunciou que a liberação começa a valer por lá a partir da próxima segunda-feira (7).

R7, com foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter