08/03/2022

8 de março: Veneziano destaca proposituras de sua autoria em favor das mulheres



BRASÍLIA, DF - A importância de lutar pela igualdade de direitos entre homens e mulheres foi registrada pelo senador e Vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), pré-candidato ao Governo da Paraíba, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (08). Ele destacou o potencial das mulheres e sua sensibilidade em identificar as necessidades e transformá-las em iniciativas que valorizem e garantam os direitos das mulheres. 

Dentre as iniciativas de seu mandato no Senado, ele citou o PL 6040/2019, que garante às mulheres na 18ª semana de gestação que contratem planos de saúde com cobertura obstétrica o direito a atendimento integral; o PL 1399/2019, que institui medidas de combate ao assédio de mulheres no trabalho; o PL 1946/2019, que restringe posse e porte de arma a homens envolvidos em casos de violência contra a mulher; e foi relator, com parecer favorável, do PL 4194/2019, que autoriza, em casos de violência doméstica, a concessão de medidas cautelares de urgência, como a prisão preventiva, independentemente de manifestação do Ministério Público ou de oitiva das partes. 

Veneziano disse que as mulheres paraibanas são guerreiras, lutadoras e merecem respeito e reconhecimento, sem distinções. Ele defende o empoderamento feminino em todos os setores da administração pública e aproveitou para destacar o crescimento da participação das mulheres na política, citando o PT, com as filiações das deputadas Cida Ramos e Estela Bezerra, nesta segunda-feira; e no MDB, que recentemente filiou a advogada Germana Wanderley, que comanda o partido na cidade de Patos; além da enorme contribuição que vem obtendo no seu mandato da senadora Nilda Gondim, dentre outras tantas e valorosas emedebistas espalhadas por todo o estado. 

“As políticas públicas precisam avançar para proteger o bem-estar da população e só é possível proteger o povo e seus interesses garantindo valores de liberdade e igualdade a todos e a todas. O exercício da cidadania se dá garantindo os direitos e favorecendo o cumprimento dos deveres. Desta forma pretendo ajudar a construir a boa política do diálogo na Paraíba”, disse Veneziano, falando como pré-candidato ao governo estadual. 

Fazendo uma avaliação breve do andamento da sua pré-campanha ao Governo do Estado, Veneziano destacou a “capacidade de diálogo” do seu projeto como um dos diferenciais da sua personalidade, prática que pretende levar ao Palácio da Redenção. Segundo ele, é preciso construir e ampliar pontes de diálogo com a visão de somar, elevando o patamar da ética pública na condução das políticas públicas para as mulheres e promovendo mais igualdade e ampliação dos direitos das mulheres, o que vem construindo ao longo da sua vida pública, como vereador de Campina Grande por dois mandatos, prefeito de Campina Grande por 8 anos, deputado federal e senador. 

“A Paraíba precisa de uma gestão que promova diálogo, que reconheça nas mulheres a sensibilidade necessária para entender necessidades das famílias paraibanas e que elas possam participar mais ativamente das gestões e da vida política em nosso país”, destacou Veneziano.

Assessoria, com foto: Roque de Sá/Agência Senado

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter