15/03/2022

Veneziano quer fim do “isolamento hídrico” de cidades que não tem abastecimento na Paraíba



ESPERANÇA, PB - O senador, Vice-presidente do Senado Federal e pré-candidato a governador da Paraíba nas eleições deste ano, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve na tarde e noite desta segunda-feira (14) na cidade de Esperança, no brejo paraibano, onde foi recebido por diversas lideranças políticas locais e da região. Dentre elas, o deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Anderson Monteiro; e o seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Arnaldo Monteiro. 

Veneziano concedeu entrevistas a dois programas na Rádio Ban FM e falou sobre assuntos diversos, principalmente sobre as reivindicações da região. A principal delas, elencada pelos apresentadores e pelos ouvintes que participaram das entrevistas, diz respeito ao descaso do Governo do Estado em relação à questão hídrica local. 

Veneziano ouviu queixas de que a segurança hídrica citada pelo atual governo não passou de mera promessa, até hoje não cumprida. Ele se comprometeu a garantir o abastecimento de Esperança e de outras cidades da região e criticou a inoperância do Governo do Estado diante de uma questão tão importante e de fácil resolução. 

Veneziano lembrou que a insegurança hídrica é uma realidade não apenas na região do Brejo, mas também de outras regiões do Estado, a exemplo do Curimataú, que já deveria estar recebendo água através da Adutora TransParaíba, mas isso não ocorre hoje porque, inexplicavelmente, a obra está paralisada. 

“Mais de três anos se passaram e nada foi feito. Hoje existe uma regularidade em relação à disponibilização da água através da transposição e o governo era pra estar preparado. Mas o que vemos hoje é a paralisação das obras da Adutora TransParaíba, sem justificativas. Se a obra tivesse sido sequenciada, a região do Curimatáu já estaria acessando a água e isso é inadmissível”, destacou Veneziano.

“Isolamento Hídrico”

Veneziano disse que, da mesma forma como houve na Paraíba um programa, na época do ex-governador Ricardo Coutinho, que retirou cidades do isolamento através de estradas, será feito em relação ao abastecimento hídrico. “Nós temos um compromisso. Da mesma forma que nós conseguimos retirar as cidades do isolamento através da construção das vias estaduais, nós temos o compromisso de tirar do isolamento hídrico todas as regiões do Estado. Isso não é promessa, até porque é fácil de realizar e nós vamos, com determinação e muito trabalho, permitir e garantir a perenização dos nossos grandes mananciais, a exemplo do complexo Coremas Mãe D’Água, do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, de Camará, de Acauã...”. 

Veneziano afirmou que essa ação será possível através das águas da transposição, que chegam à Paraíba pelos eixos Norte e Leste. “Nós vamos garantir essa interligação com o acesso que nos é permitido através das águas que nos chegam pelos dois importantes eixos da transposição, o Eixo Norte e o Eixo Leste. Agora, isso cabe a um governo que planeje e que tenha a disposição para fazer, o que não vimos nesses mais de três anos. E é um compromisso nosso. Não é promessa de quem se apresenta como pré-candidato ao governo, porque é realizável. O que faltou foi um planejamento e uma disposição para retirar desse isolamento hídrico regiões tão importantes”, finalizou Veneziano.

Assessoria, com fotos: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter