17/03/2022

Veneziano defende investimentos para baratear custo da produção agrícola na Paraíba



JOÃO PESSOA, PB - O senador, Vice-presidente do Senado Federal e pré-candidato a governador da Paraíba nas eleições deste ano, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) defendeu a necessidade de investimentos governamentais para baratear o curso da produção agrícola no Estado. Foi durante debate com produtores rurais, no qual foram expostos os problemas por que passa o setor agrícola paraibano. 

Segundo Veneziano, é preciso que o Estado readquira a sua capacidade de competitividade, perdida ao longo dos últimos três anos devido à falta de incentivos e de ações governamentais eficazes em setores essenciais da economia, a exemplo do setor agrícola. “E para isso é necessário haver um conjunto de ações que beneficiem pequenos, médios e grandes produtores”. 

No debate, os produtores rurais apresentaram ao senador dados que mostram a queda da competitividade paraibana em relação ao Nordeste e ao Brasil. No Nordeste, a Paraíba caiu da 1ª para a 3ª posição em três anos. Já em termos de Brasil, a queda foi da 11ª para a 14ª posição. 

“Para que o Estado readquira a sua competitividade, é necessário haver um conjunto de ações eficazes e podemos começar pelo setor da produção agrícola, que se sobressai dentre os demais setores pela sua importância econômica. E, neste caso específico, um dos gargalos do setor é o custo do escoamento da produção”, afirmou Veneziano. 

Segundo ele, as estradas vicinais, utilizadas para o escoamento da produção agrícola, são inadequadas para o transporte de alimentos, sobretudo hortifrutigranjeiros, produzidos tanto pelos grandes e médios produtores, quando pela agricultura familiar. 

“Da mesma forma como, durante a gestão do ex-governador Ricardo Coutinho, o Governo do Estado tirou do isolamento asfáltico as cidades que não dispunham de estradas pavimentadas, é necessário que os acessos vicinais sejam beneficiados, para garantir o escoamento regular da produção, barateando os custos e gerando competitividade para nossos produtores”, destacou o pré-candidato a governador. 

Segundo Veneziano, o simples ato de beneficiar as estradas por onde passa a produção agrícola já terá um impacto extremamente positivo nos preços dos produtos, considerando que os custos do escoamento da produção repercutem consideravelmente nos valores finais de consumo. “Com diálogo e muito trabalho poderemos fazer muito mais pela Paraíba”, finalizou Veneziano.

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter