18/03/2022

PaqTcPB e AMA Campina Grande fazem parceria para usar tecnologias no tratamento do autismo



CAMPINA GRANDE, PB - A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – PaqTcPB e o Instituto Brenda Pinheiro – IBP, através do Projeto AMA – Amigos do Autista de Campina Grande estão iniciando uma parceria que irá resultar no desenvolvimento e na utilização de tecnologias para auxiliar nas terapias utilizadas no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. 

Esta semana, a Diretora Técnica do PaqTcPB, professora Nadja Oliveira, foi recebida no IBP-AMA pela sua presidente, Vânia Pinheiro; e pela Supervisora Terapêutica, a Psicóloga Larissa Pontes, para uma reunião técnica de alinhamento sobre os projetos que poderão ser desenvolvidos a partir da parceria. 

“Essas novas ações contam com o desenvolvimento de incorporação de tecnologia, ferramentas digitais e capacitação profissional como, por exemplo, na terapia ABA. O objetivo é auxiliar os terapeutas na rotina diária de acompanhamento e monitoramento da evolução das crianças atendidas e assistidas pelo Instituto”, declarou a professora Nadja Oliveira. 

Larissa Pontes destacou a importância da parceria para colaborar com as terapias. “É muito importante essa parceria entre tecnologia e saúde. Até porque, aqui no Brasil a gente vê que existe uma falta de ferramentas tecnológicas que nos auxiliem nas terapias, o que já é muito comum em países mais desenvolvidos”, disse Larissa, ao lembrar que na Espanha, por exemplo, iniciativas como essa já são pensadas há mais de dez anos. 

“Essa parceria entre essas duas grandes áreas trará um benefício extraordinário, na medida em que tornará nosso trabalho mais funcional e mais dinâmico, trazendo um impacto social enorme. É a tecnologia em favor da saúde”, complementou Larissa. 

Vania Pinheiro destacou a parceria como fundamental e elogiou o “olhar diferenciado” do PacTcPB para o trabalho desenvolvido pelo IBP-AMA. “Trata-se de uma entidade de Campina Grande, o Parque Tecnológico, que tem esse olhar diferenciado e a capacidade técnica necessária para desenvolver aquilo que precisamos, com o grau de excelência que nossa atividade requer, sem a necessidade de irmos buscar fora o que temos aqui mesmo, com qualidade e gente capacitada para desenvolver”. 

Vânia lembrou que o IBP-AMA, fundado há quase 8 anos, é pioneiro em Campina Grande e no interior da Paraíba no tratamento de pessoas com TEA e esta parceria com uma entidade tão respeitada como o PacTcPB, tem tudo para gerar ótimos frutos. “Campina é uma terra de gente pioneira e criativa e nós estamos aqui unindo o pioneirismo do Instituto Brenda Pinheiro com a inovação tecnológica dos que fazem o Parque, em benefício da saúde e do bem estar dos autistas e de suas famílias”. 

A Diretora do PaqTcPB finalizou a reunião afirmando que a parceria irá fortalecer o papel da fundação na sociedade. “É muito gratificante e emociona bastante a gente saber que é possível transformar nossos conhecimentos e expertise da Fundação PaqTcPB em projetos de tanto impacto social. Faz valer a pena nossa missão à frente da diretoria”. 

Quem quiser conhecer melhor o trabalho realizado pelo IBP – AMA poderá agendar uma visita. A entidade fica na Rua José do Ó, 169, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande. O telefone para contato, informações e agendamento é o (83) 3063-3001. Visite o Instagram (@institutobp).

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter