02/04/2022

MDB Mulher e PT debatem protagonismo feminino em João Pessoa



JOÃO PESSOA, PB - O MDB Mulher da Paraíba, junto com o Partido dos Trabalhadores (PT), realizou nesta quinta-feira (31), em João Pessoa, mais uma mesa de discussões com o tema “Os diferentes papéis que as mulheres assumem na sociedade”. A pré-candidata a deputada estadual Ana Cláudia Vital do Rêgo mediou o debate, que ocorreu no auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN). 

O evento do MDB Mulher contou com as presenças da Senadora Nilda Gondim (que representou o Senador, Vice-presidente do Senado Federal, presidente estadual do MDB paraibano e pré-candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, que estava cumprindo uma agenda no mesmo horário na cidade do Congo); da pré-candidata a deputada estadual Ana Cláudia Vital do Rêgo; do ex-governador e pré-candidato a senador pelo PT Ricardo Coutinho; da ex-prefeita do Conde e pré-candidata a deputada estadual Márcia Lucena; das deputadas estaduais e também pré-candidatas Cída Ramos (a deputada estadual) e Estela Bezerra (a deputada federal); do ex-prefeito da capital e pré-candidato a deputado estadual Luciano Cartaxo e de sua esposa Maísa Cartaxo; do vereador pessoense e presidente municipal do MDB Mikika Leitão, pré-candidato a deputado federal; do vereador pessoense Marcos Henriques (PT); da integrante do diretório estadual do MDB Alice Maranhão (filha do ex-senador e ex-governador José Maranhão); da ativista social Priscila Gomes; além de lideranças de toda a região. 

Para Ana Cláudia, o evento representou a oportunidade de trazer para a maior cidade do estado uma temática de relevante valor, que são as políticas de gênero. Ela lembrou que, apesar da herança histórica do sistema social patriarcalista, a mulher tem-se inserido, cada vez mais, como protagonista na sociedade atual, assumindo novos papéis, para além de dona de casa, mãe e esposa, ocupando postos no mercado de trabalho e cargos de liderança em escolas, universidades, empresas, cidades e, inclusive, países. “Ao lado do PT Mulheres, nós do MDB Mulheres estamos realizando a última Plenária desse mês de Março, ‘Os Diferentes Papéis que as Mulheres Assumem na Sociedade’. Mais um momento para construirmos iniciativas para as Políticas Públicas que tanto precisamos e que estarão presentes em um verdadeiro Governo Popular!”, disse Ana Cláudia, ao destacar que, eleita deputada estadual, será uma voz ativa das mulheres no parlamento.  Confira mais, CLIQUE AQUI

Quem também fez uso da palavra foi a senadora Nilda Gondim, que destacou que, apesar de avanços à parte, é preciso discutir sobre as questões de gênero, considerando a importância da defesa dos direitos e da igualdade entre os indivíduos para a construção de uma sociedade mais justa. “Neste sentido, nossas rodadas de debate tem o objetivo de fortalecer as discussões sobre a importância da mulher na sociedade, proporcionando condições para a conscientização dos desafios a serem enfrentados”, afirmou a senadora. 

O evento teve como palestrante a psicóloga e Doutora Léticia Melo, que falou sobre os diferentes papéis que as mulheres assumem na sociedade, e reforçou os dados trazidos por Ana Cláudia. O encontro também contou com uma atividade cultural, trazida por Anne Ferreira. 

Na sua fala, Ricardo Coutinho salientou como as políticas de gênero, tanto na esfera federal como estadual, vem sofrendo severos ataques e sendo renegadas. “Quero estar no Senado para poder ajudar Lula e o futuro governador Veneziano a reconstruir as políticas de gênero”, comentou Ricardo, destacando também que o atual retrato da política estadual e municipal é de perseguição a estas políticas. “Eles (referindo-se ao governador e ao prefeito da capital) não têm capacidade de fazer um ato belo e forte como esse aqui. Ninguém está aqui obrigado ou foi arregimentado como se fosse gado. Eventos como este representam pessoas que tem coragem. Enquanto eles (adversários) fazem negócios lá, eu e Veneziano estamos percorrendo o estado. Para nós, como sempre, essa eleição vai ser de pé no chão, pois nós temos uma tarefa enorme de mudar esse Brasil e os desmandos na Paraíba”, disse. 

Quem também falou da importância da manutenção de espaços como esse para o debate de tão relevante tema foi Luciano Cartaxo. “Hoje aconteceu esta mesa redonda, que fortaleceu a importância da presença feminina em todos os âmbitos”, disse. Veja mais, CLIQUE AQUI.

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter