02/04/2022

24 horas após dizer que não seria candidato a presidente, Moro volta atrás e mantém candidatura



BRASÍLIA, DF - O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmou nesta sexta-feira (1º) que "não desistiu de nada". A declaração foi feita em coletiva de imprensa um dia após ele se filiar ao União Brasil. 

"Eu não desisti de nada, muito menos do meu sonho de mudar o Brasil. Pelo contrário, sigo firme na construção de um projeto para o país". 

Integrantes da cúpula do partido chegaram a publicar uma nota dizendo que, "neste momento, não há hipótese" de concordarem com eventual pré-candidatura dele à Presidência da República. Na quinta (31), ao assinar a filiação ao novo partido, Moro declarou que abria mão de concorrer à Presidência da República "neste momento". 

Em coletiva nesta sexta, Moro afirmou que não será candidato a deputado federal, contrariando o que disse o secretário-executivo do partido na quinta (31). 

"Ambiciono, isso sim, um Brasil melhor, com mudanças reais, com empregos, saúde e educação de qualidade, sem fome, com desenvolvimento inclusivo e sustentável, sem corrupção e sem injustiças". 

Porém, após a coletiva de Moro, ala do União Brasil afirmou que deve pedir a impugnação da filiação do ex-juiz, argumentando que a desistência da disputa ao Planalto era essencial para a legenda abrigar o político. 

Moro chegou a comentar a filiação repentina ao União Brasil, justificando que a intenção é "auxiliar a unificação do centro democrático, exigência para derrotar o populismo e o radicalismo que ameaçam a nação". 

"Meu movimento político exigiu desprendimento e humildade. Não foi a escolha de um atalho fácil, mas de um caminho longo e árduo. Mas, reafirmo: sinto-me agora mais fortalecido, ao lado de grandes forças políticas, para avançar em minha pretensão, sabendo que ela fará parte de uma construção coletiva". 

Moro também falou que, agora, "sente-se mais fortalecido ao lado de grandes forças políticas para avançar em minha pretensão". 

"Não colocarei meus interesses pessoais à frente dos interesses do país [...] Precisamos – e isso é fundamental - que a sociedade civil e a população se ergam e nos auxiliem. É uma responsabilidade de cada um e de todos. Se não nos mobilizarmos, não conseguiremos evitar o abismo dos extremos e do ódio". 

Fazendo menção à saída do Podemos, Moro disse saber que "muitos estão desapontados e outros com medo de se insurgirem". Ele continua: "Devemos, porém, evitar a resignação". 

"Em meu novo partido, o União Brasil, serei um soldado da democracia [...] Quero solicitar aos meus simpatizantes, dentro ou fora dos partidos, que até aqui me deram grande apoio, que continuem firmes e mobilizados. Nós vamos reforçar a luta em defesa do futuro de nosso país", finalizou.

g1, com foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter