11/05/2022

Presidente da Faepa denuncia descaso da gestão João Azevêdo com homem do campo na Paraíba



CAMPINA GRANDE, PB – O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, afirmou que a gestão do governador João Azevêdo (PSB) abandonou o setor agropecuário no estado. Suas críticas também são extensivas a outros setores, a exemplo da segurança pública, educação e saúde. “O Governo do Estado está um descaso geral”, disse ele, em recente entrevista à imprensa de Campina Grande. 

“Hoje um técnico da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMPAER-PB) recebe mensalmente R$ 150 de vale combustível para passar um mês fazendo suas visitas. Ou seja, você não tem como fazer as visitas. Não há o custeio necessário para o técnico realizar seu trabalho e com isso eles (os técnicos) estão deixando um vazio muito grande na área técnica. Então o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar achou por bem entrar nessa área de assistência técnica, que não era antes o trabalho do Senar, e está ajudando mais de duas mil propriedades nessa carência (do Governo do Estado) de assistência aos produtores rurais”, disse Mário Borba. 

Noutro trecho da entrevista o presidente da FAEPA, quando questionado sobre como avalia a atual segurança pública para com o homem do campo, na Paraíba, destacou que o clima de quem vive na zona rural é de total insegurança e lembrou recente invasão à sua propriedade, localizada no município de Juripiranga. 

“A Segurança pública é um dos assuntos que também estamos discutindo, pois ela é um dos piores gargalos para o homem do campo. Eu mesmo fui vítima, há 60 dias atrás, de um arrombamento na minha casa, dentro de minha propriedade rural, onde os bandidos levaram tudo e fizeram reféns dois empregados que tenho lá. Chegaram a tirar um brinco de uma criança de 11 meses. Além disso, seis ou oito outras propriedades foram alvos, também recentemente, de bandidos. Assaltos na zona rural estão se tornando algo natural na Paraíba”, declarou o presidente da Faepa. 

“Lembrem que há uns quinze anos atrás tínhamos um contingente de 13 mil policiais. Hoje não passam de 8,5 mil. Uma região como Itabaiana, hoje, tem seis delegados para tirar sete plantões e atender 11 municípios. Ou seja, não há estrutura sequer para atender a cidade de Itabaiana. Hoje os criminosos são quem mandam na cidade. Atualmente a pessoa que mais ganha dinheiro na minha cidade é o dono de oficina de grades, pois não dá conta de tantas grades que tem que colocar nas casas. Por fim, é um verdadeiro descaso desse governador com todos os setores”, comentou Mário Borba. 

O presidente da Faepa disse, por fim, que a entidade vai elaborar um documento com propostas para a agropecuária, segurança, saúde, educação, dentre outros temas, para que os pré-candidatos a governador assinem e se comprometam com estas áreas essenciais para a sociedade.

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter