02/06/2022

UEPB e UMinho celebram Acordo de Cooperação Técnica em Portugal



LISBOA, PORTUGAL - O Coordenador Geral do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), Professor Misael Morais, participou de uma missão acadêmica que visitou instituições de ensino superior em Portugal. A comitiva foi liderada pela Reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Professora Célia Regina Diniz, e também contou com a presença do Chefe de Gabinete da Reitoria, Professor Luciano Albino e da Pesquisadora Bolsista do Núcleo de Inovação do Instituto Nacional do Semiárido, Pós-doutoranda da TecMinho (UMinho), Andrea Azevêdo. 

Com o objetivo de aproximar as relações e firmar parcerias, a comitiva da UEPB visitou a Universidade do Minho, em Braga e em Guimarães, e também a TecMinho. No encontro com o Reitor da Universidade do Minho, Professor Rui Vieira Castro, foi realizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre UEPB e UMinho. Esse documento possibilita a Universidade Estadual se aproximar de futuros vínculos com a instituição portuguesa no que diz respeito a acordos nas áreas de Educação e Ciências Sociais.


Durante a viagem, o Coordenador Geral do Núcleo de Tecnologias em Saúde (Nutes), Professor Misael Morais, foi recebido pelo Vice-Reitor da UMinho, Professor Eugênio Campos Ferreira. Na oportunidade, o diálogo aconteceu na TecMinho, umas das referências na Europa no que diz respeito à conquista de patentes. Deste encontro também participaram a Professora Isabel Ramos, do Departamento de Sistemas de Informação da Uminho e Presidente da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, e Andrea Carla de Azevêdo, que fez Mestrado em Desenvolvimento Regional da UEPB e atualmente faz Pós-doutoramento da TecMinho (UMinho) cujo Projeto de Pesquisa é na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O Professor Misael Morais, afirmou que esta missão acadêmica institucional entre a UEPB e UMINHO é uma tentativa da UEPB de ampliar suas ações de internacionalização, para que em breve seja possível criar vínculos institucionais com universidades que são referência na Europa. “Este é um investimento que a gestão da Reitora Célia Regina tem tentado ampliar para que consigamos criar novos vínculos e formas de afirmação da UEPB fora do Brasil. Nossa aproximação com a TecMinho, por exemplo, tem o objetivo de conhecer a expertise deles no que se refere à transferência do conhecimento produzido na Universidade do Minho, que trabalha na proteção da propriedade industrial, na ciência, tecnologia, empreendedorismo e na formação com projetos de desenvolvimento humano e organizacional”, destacou. 

A comitiva ainda visitou a Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto, a Escola Superior de Biotecnologia da Católica, a Universidade de Aveiro, a Universidade NOVA de Lisboa (FCT-DEE) e a UNINOVA (CTS).

Assessoria, com fotos: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter