07/06/2022

Escola é denunciada após prova mostrando Jesus crucificado e a frase “bandido bom é bandido morto”



RIO DE JANEIRO, RJ - O ator Mário Gomes registrou uma queixa na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio por intolerância religiosa cometida contra seu filho adolescente. 

O artista reclamou de uma prova no colégio do filho. Em um vídeo postado em sua rede social, ele disse que ele é católico e que teria se sentido vítima de intolerância. A questão cita um meme em que uma reprodução de 'Cristo Crucificado', de Velásquez, aparece com a frase 'Bandido bom, é bandido morto. 

“Isso aqui é um sacrilégio. ‘Bandido bom é bandido morto’, como se Jesus Cristo fosse algum bandido. Alguém que pregou a paz, que pregou a compreensão, o entendimento entre as pessoas, e aí, a gente está aqui na frente do inspetor, muito atencioso e solidário, e compreendeu completamente a nossa posição, que é uma agressividade contra uma criança e meu filho é católico e temente a Deus”, disse Mário Gomes no vídeo na delegacia. 

Sobre o que o ator reclamou? 

Uma questão discursiva, mostrada por Mário Gomes no vídeo, cita um meme em que uma reprodução de Cristo Crucificado, do pintor espanhol Diego Velásquez, aparece com a frase "Bandido bom é bandido morto". 

A questão deixa claro que se trata de um meme: 

"Este é um meme criado a partir da obra “Cristo Crucificado”, do pintor espanhol Diego Velásquez. Considerando o meme, identifique pelo menos um dos três tipos puros de dominação conceitualizados por Weber [jurista Max Weber]. Justifique-se, sempre em termos weberianos", pede a questão, que vale 3 pontos. 

A Polícia Civil disse que todos os envolvidos serão ouvidos e que a investigação está em andamento. 

O que é a teoria do domínio de Weber? 

A sociologia estuda as relações humanas, e o jurista Max Weber (1864-1920) detalhou as formas de poder. 

Para Weber, poder é a imposição da vontade de uma pessoa ou instituição sobre os indivíduos. Já dominação é o extremo oposto: é a aceitação e a subordinação dos indivíduos ao poder exercido por alguém. 

O jurista identificou três tipos puros ou legítimos de dominação: 

- Dominação legal: forma oficial, em obediência ao Estado, tanto por causa das leis quanto ou por causa da força.

- Dominação tradicional: é guiada pela moral e pelos costumes, observada em sociedades patriarcais, pautadas por um respeito secular.

- Dominação carismática: é em reverência a um líder, cujas força e persuasão são capazes de mobilizar massas, comandar pessoas e manter seguidores

g1, com foto: Reprodução

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter