13/06/2022

Pesquisa mostra Lula na liderança com 44%, 12 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 32%



BELO HORIZONTE, MG - Uma pesquisa feita pelo Instituto FSB Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (13/6), aponta que o pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 12 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto. 

Lula detém 44% dos votos, tendo caído dois pontos desde a última pesquisa divulgada no dia 22 de maio. Já o presidente Bolsonaro aparece com 32%, mantendo o percentual desde o último levantamento. A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 12 de junho, com 2.000 eleitores entrevistados e questionava em quem os entrevistados votariam dentre todos os pré-candidatos à presidência. 

Além do petista e do presidente Bolsonaro, aparecem na pesquisa Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Felipe D'Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (UNIÃO), Leonardo Péricles (UP) e Pablo Marçal (PROS). 

O pré-candidato Ciro Gomes tem 9% da intenção de votos. Já Simone Tebet aparece com 2%. Os pré-candidatos André Janones e Felipe D'Ávila têm 1% da intenção de votos, cada um. José Maria Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano, Luciano Bivar, Leonardo Péricles e Pablo Marçal aparecem com zero. De acordo com a empresa, juntos eles representam 2% da intenção de votos. 

Nessa categoria, 5% responderam que não preferem nenhum candidato. Já 2% votariam nulo/branco. 

O Instituto também avaliou a intenção de votos espontânea, questionando em quem os entrevistados votariam caso as eleições fossem hoje. Dentro deste cenário, o ex-presidente Lula têm 40% dos votos, tendo caído um ponto desde a última pesquisa divulgada no dia 22 de maio. Já o presidente Bolsonaro aparece com 29%, mantendo o percentual desde o último levantamento. 

Entre os entrevistados, 3% responderam que preferem o pré-candidato Ciro Gomes e 1%, a pré-candidata do MDB, Simone Tebet. Já 15% não sabem ou não responderam, 7% responderam que não preferem nenhum candidato e 4% votariam nulo. Além disso, 2% dos entrevistados afirmaram que preferem outros candidatos. 

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE é: BR-03958/2022.

EM, com fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos-PR

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter