25/06/2022

Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 55% dos brasileiros; reprovação do governo chega a 47%



SÃO PAULO, SP - Além de ser rejeitado por 55% dos eleitores, o governo do presidente Jair Bolsonaro é reprovado por 47% da população, mostrando que ele teria enorme dificuldade para se reeleger em outubro. Segundo dados da pesquisa Datafolha divulgados na noite de quinta-feira, 23, o governo Bolsonaro tem aprovação de apenas 26%. A pesquisa possui margem de erro de 2%. A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras e ouviu cerca de 2.556 pessoas com idades de 16 anos ou mais. 

Em pesquisa anterior realizada no mês de março, o índice de reprovação era de 48%. A maior rejeição registrada durante a gestão do presidente foi de 53% em dezembro do ano passado. Entre os que reprovam mais o governo de Bolsonaro estão as mulheres com (61%), os nordestinos (62%) , a população mais pobre (60%), os negros (63%), os desempregados (66%), jovens (60%), estudantes (62%) e católicos com (61%). Em contrapartida a rejeição destes grupos a Lula da Silva (PT), que é seu principal adversário na corrida presidencial, é apenas de 35%. 

O petista possui cerca de 59% de intenções de votos na região do Nordeste, contra cerca de apenas 19% de Bolsonaro. O presidente possui vantagem em intenções de votos no grupo de evangélicos com 40%, contra Lula os 35% de Lula. 

A rejeição de Bolsonaro é explicada pelo seu discurso radical, de extrema direita e pelas declarações polêmicas que fez ao longo destes quase quatro anos de governo. Além de Bolsonaro ter dito que em sua gestão não havia corrupção, nesta semana o seu ex-ministro da Educação Milton Ribeiro acabou sendo preso após suposto envolvimento em esquema de corrupção para liberação de recursos públicos do Ministério da Educação (MEC), caindo como uma bomba na campanha da reeleição. 

Ainda segundo a pesquisa Datafolha, o petista possui 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro. Ele tem 47% contra 28% do presidente. O cenário político atual aponta para a polarização entre Lula e Bolsonaro e o eleitorado brasileiro percebe que a corrida presidencial já vive como se estivesse diante de um segundo turno adiantado. De acordo com o instituto, considerando apenas os votos válidos, Lula poderia vencer a disputa ainda no primeiro turno. Se a eleição fosse hoje, o petista teria 53% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro teria 32%. A pouco mais de três meses das eleições, os dados das pesquisas do Datafolha, portanto, são preocupantes para o presidente.

Istoé, com foto: Isac Nóbrega/PR

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter