25/06/2022

Vereador renuncia ao cargo de vice-presidente da Câmara alegando “nojo dos colegas”



DIVINÓPOLIS, MG - O vereador de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, Roger Viegas (Republicanos), renunciou ao cargo de vice-presidente da Mesa Diretora, alegando falta de "respeito e pudor" dos parlamentares e dizendo que alguns colegas estariam lhe "enojando". 

Deste modo, Ademir Silva (MDB) foi eleito vice-presidente da Câmara da cidade, nesta sexta-feira (24/6). 

Com registro de chapa única, Silva foi eleito com 13 votos a favor. O único a se opor foi o vereador Eduardo Azevedo (PSC), irmão do prefeito Gleidson Azevedo, do mesmo partido. 

O vereador eleito tem adotado um tom de oposição ferrenha ao governo municipal, embora prefira usar o termo “independente”. 

Ele é requerente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura gastos com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

Agora, como vice-presidente, fala em diálogo. “Sempre estive aberto ao diálogo, sempre estive aberto a conversar, nunca me furtei disso”, afirmou. 

Mesmo assim, não esconde o descontentamento com a forma de gestão do prefeito. 

“O prefeito, que às vezes não gosta muito de conversar com a gente, gosta de tentar diminuir a gente, menosprezar, mas é o jeito dele de trabalhar”, alfinetou. 

Silva disputou a presidência da Câmara para o atual mandato, porém foi derrotado pela chapa encabeçada por Eduardo Print Jr. (PSDB). 

Agora, integrando à Mesa Diretora, disse ter sido motivado pelo trabalho de redução de custo e economia desempenhado até o momento. 

O atual mandato segue até dezembro deste ano quando será realizada nova eleição para o próximo biênio. 

A renúncia 

Ao renunciar, Roger Viegas não foi claro sobre o que teria ocorrido a ponto de deixar a função. 

Não citou nomes nem responsabilizou diretamente nenhum dos colegas. 

Entretanto, a fala veio acompanhada de um descontentamento com interferência em destinação de emendas parlamentares. 

Em uma declaração polêmica, afirmou não ter “sangue de barata” e que alguns parlamentares estão o “enojando”. 

“Têm coisas que não dá. Está me enojando parte desta legislatura, principalmente coisas que acontecem nos bastidores, perseguição, gente vigiando o mandato, estão me enojando certas pessoas que foram escolhidas, assim como eu, pelo povo”, disparou. 

“Ruptura drástica” 

O presidente da câmara, o vereador Eduardo Print Jr. (PSDB) afastou qualquer rompimento entre ele e Viegas. 

“Não há ruptura drástica ou qualquer outro tipo de entendimento maledicente ou qualquer tipo de intriga que venha causar fatos inexistentes”, explicou-se, tratando o parlamentar como “amigo político e pessoal”. 

Print agradeceu a atuação dele ao longo do período que ocupou a vice-presidência e disse que, juntos, atingiram o objetivo principal proposto na formação da chapa. 

“Quando aceitou ocupar a vice-presidência, me pediu para que executássemos uma gestão voltada para a economia de recursos públicos e foi exatamente o que fizemos e estamos fazendo”, declarou. 

Ao longo do ano passado, foram devolvidos R$ 800 mil. O montante está sendo aplicado na abertura temporária da policlínica para atendimento de síndromes gripais.

EM, com foto: Divulação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter