16/02/2021

Homem leva multa de R$ 10 mil após cortar casca de árvore em extinção para curar cachaça



A Polícia Ambiental do Paraná multou em R$ 10 mil um homem que usou um pedaço do tronco de uma árvore em extinção para preparar uma pinga em Tapejara (PR). De acordo com a corporação, câmeras de segurança flagraram a movimentação do homem e mais dois amigos no terreno onde a Amburana está plantada.

 

Segundo o G1, as sementes de Amburana são usadas como remédio para aliviar dores e a casca para preparar bebida alcoólica. A árvore é tombada como patrimônio imaterial do município. Como a espécie corre risco de extinção, as sementes só podem ser colhidas quando caem no chão e qualquer tipo de corte é proibido.

 

“Pela placa do veículo conseguimos identificar o homem que aparece nas imagens. Ele disse que tinha ido até o local e retirado um pedaço da casca para remédio e para curar cachaça. Essa planta é muito utilizada para essa finalidade”, explicou ao G1 o comandante da Polícia Ambiental, Marcelo Fanti.

 

Além de ser multado, o suspeito pode responder por outros crimes ambientais. “O inquérito será aberto e ele responderá criminalmente. Esse tipo de crime tem pena prevista de uma a três anos de prisão”, afirmou o comandante da Polícia Ambiental.

 

Uma perícia deve ser realizada no local para identificar o dano causado na árvore. Só depois disso, A Polícia Civil vai decidir se vai indiciar o homem que aparece no vídeo.

Istoé

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter