19/02/2021

Vereadores de Campina Grande votam 63 requerimentos durante sessão; veja teor e principais temas debatidos



Presidida pelo vereador/presidente, Marinaldo Cardoso (Republicanos), a sessão da última quarta-feira, 17, na Câmara Municipal de Campina Grande, teve deliberadas 63 proposituras com a presença de 20 vereadores (as) de maneira semipresencial. No pequeno expediente os inscritos, vereador Waldeny Santana (DEM), Alexandre do Sindicato (PSD), Janduy Ferreira (PSD) e no grande expediente Rubens Nascimento (DEM), Pastor Luciano Breno (PP) e Anderson Almeida (Podemos).

 

Waldeny Santana abriu o pequeno expediente falando sobre a situação do Fabricão, na Zona Leste do bairro Nova Brasília que necessita de reforma e ampliação do mesmo. A vereadora Fabiana Gomes (PSD) aproveitou o apelo do colega para informar que protocolou um requerimento com a mesma preocupação, para que novos permissionários sejam admitidos e o Fabricão seja ampliado dentro do município.

 

Mais uma vez o vereador, Alexandre do Sindicato (PSD), falou sobre os preços abusivos dos combustíveis, por conta principalmente do valor do imposto cobrado pelo Governo do Estado. “Retorno a essa tribuna fazer um apelo e pela sensibilidade do Governo do Estado em rever os impostos dos combustíveis e pelo retorno de investimentos para a cidade de Campina Grande, devido a grande contribuição na economia que a cidade proporciona em arrecadação”, enfatizando que o município tem como único retorno o Hospital Trauma.

 

Janduy Ferreira (PSD) finalizou o pequeno expediente trazendo a situação do bairro Jardim Vitória, que possui uma demanda de mais de 10 anos de falta de saneamento básico, com esgotos entupidos e a céu aberto, se agravando ainda mais nos períodos chuvosos e conclui informando que irá visitar o bairro juntamente com à Comissão de Obras da CMCG, para que esse problema seja solucionado, cobrando dos órgãos competentes.

 

No grande expediente, o vereador Rubens Nascimento (DEM) parabenizou o “Carnaval da Paz: Consciência Cristã, Acampamento Verbo da Vida e outras entidades que realizaram o já consolidado momento ecumênico em Campina Grande”.

 

Rubens informou que protocolou Projeto de Lei Nº 100 (semana da vida 7 de outubro – 8 de outubro dia do nascituro). Também reforçou a preocupação, sobretudo nos períodos chuvosos, como o prédio do Cine Capitólio que está em risco de um desabamento e denunciou o esquecimento do Governo do Estado com Campina Grande.

 

O Pastor Luciano Breno também fala sobre o Capitólio que está em ruínas e fez uma crítica ao órgão competente (Iphaep) que recusou projeto da prefeitura de revitalização do Cine.

 

Foi o vereador Anderson Almeida (Podemos) que finalizou o grande expediente, “concordo com Alexandre sobre a necessidade de discutir temas como: impostos, ICMS, IPTU e também de trazer subsídios técnicos para o debate, inclusive as obras do Governo do Estado que foram realizadas no município de Campina Grande, além de relembrar que já houve autorização da justiça para realização proposta pela prefeitura no Cine Capitólio”.

 

Votação de Requerimentos

 

Na votação dos Requerimentos, os destaques aos requerimentos de nº 16 de autoria de Jô Oliveira que sugere ao chefe do poder executivo e à secretaria de saúde que, na lista dos vacinados contra a covid-19, constem, nome completo, função/cargo que ocupa, local de trabalho e número do cartão do SUS, e de igual modo, sejam acrescidos os referidos dados aos beneficiados que já integram a lista, mas que possuem dados incompletos.

 

Na discussão do requerimento, a vereadora Carol Gomes (PROS), presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social, falou que com o número do SUS e do CPF já comtempla todos os dados da pessoa que recebeu ou que irá receber vacina.

 

A vereadora, Jô Oliveira (PCdoB) fez ressalva que sua preocupação é com os possíveis ‘’fura filas’’ que está aparecendo em todo o país, “é importante que se tenha o máximo de transparência, e que o requerimento também acrescente os dados completos da primeira lista, pois ela foi divulgada incompleta”.

 

O Líder do governo, vereador Alexandre do Sindicato, alertou sobre os bilhões de dados que foram vazados e acrescenta essas informações, tornando publica, podem prejudicar e expor as pessoas.

 

Já o vereador Saulo Noronha (Solidariedade) trouxe à discussão uma atenção especial aos vacinados quanto a necessidade de apresentar o cartão do SUS de Campina Grande e que por meio desse numero é possível saber e checar todos os dados do beneficiado.

 

O segundo requerimento que houve destaque foi o de nº 9 de autoria da vereadora Fabiana Gomes, retirado pela autora na presente sessão, que tratava da verba federal do fundo municipal de saúde destinado ao “Projeto Castra móvel”. O vereador Olímpio Oliveira (PSL) alertou sobre a impossibilidade da emenda não mais ser liberada por conta do período 2020.

 

O vereador Janduy Ferreira se mostrou preocupado com o aumento de animais de rua na pandemia e da necessidade do “castra móvel” como também o hospital veterinário que já foi discutido com o Prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) que se mostrou solícito, além da verba para o controle populacional através de parceria público privado para castração de animais.

DIVICOM/CMCG

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter