30/10/2022

Polícia apreende barris de chope prometidos por bolsonaristas para pressionar eleitores a votar em Bolsonaro



LEBON RÉGIS, SC - A Polícia Civil apreendeu 13 barris de chope usados para pressão eleitoral em Lebon Régis, no Oeste catarinense. Segundo o delegado Renan Balbino, 420 litros de bebida foram recolhidos no início da manhã deste domingo (30) em um bar no centro da cidade. 

A ação ocorreu após denúncia feita pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Conforme a polícia, publicações nas redes sociais prometiam a distribuição gratuita de 2.422 litros de chope caso o candidato Jair Bolsonaro (PL) recebesse, no município, mais votos no segundo turno. No primeiro turno, o candidato ficou em segundo lugar na cidade, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Após a denúncia, o Ministério Público Eleitoral (MPE) abriu procedimento de investigação e solicitou medidas contra o estabelecimento comercial e os perfis que divulgavam a doação da bebida a depender do resultado das eleições. 

Em seguida, o juiz eleitoral determinou a busca e apreensão da bebida no estabelecimento comercial, entre outras ações. Uma equipe de policiais civis cumpriu a ordem judicial antes de iniciada a votação. 

Um inquérito policial foi instaurado para apurar os responsáveis pela oferta indevida, informou o delegado. "Alguns perfis divulgaram [a imagem]. A investigação quer descobrir quem são as pessoas que compraram ou iriam comprar a bebida para distribuir", disse Balbino. 

Oferecer, prometer, solicitar ou receber dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita, é crime eleitoral com pena de reclusão de até quatro anos, além de multa.

g1, com foto: Reprodução/Polícia Civil

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter