31/12/2022

Paraibana, ex-feirante... esta é Tarciana Medeiros, primeira mulher a comandar o Banco do Brasil



BRASÍLIA, DF - Escolhida para comandar o Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros é funcionária de carreira há 22 anos no banco. Anúncio realizado nesta sexta-feira (30/12) pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, faz da paraibana de 44 anos a primeira mulher a dirigir a instituição em seus 214 anos. 

Medeiros é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing. Atualmente, ocupa a diretoria de Clientes da instituição financeira, onde é responsável pela definição e coordenação da estratégia comercial, planejamento, gestão e desenvolvimento de ações para interações com clientes em canais digitais. 

Natural de Campina Grande (PB), ela iniciou a carreira no BB em 2000, na agência de Posto da Mata (BA), chegando ao primeiro cargo de gestão já em 2002. Esteve em postos em agências e superintendências, nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. De 2013 a 2018,Tarciana assumiu a Superintendência Comercial da BB Seguros, parte do conglomerado do banco, e uma das maiores empresas da área de seguros na América Latina. Em 2018, ela se tornou executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos do Banco. 

A nova presidente da instituição, além de nordestina, repete uma característica comum ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também vem de origem humilde. Medeiros começou a vida profissional cedo, como feirante, quando tinha cerca de 10 anos, no final da década de 1980. Nos anos 90, ela foi professora até a sua aprovação na instituição, que agora irá presidir a partir de 1º de janeiro. 

O anúncio segue a promessa do presidente eleito de indicar, pela primeira vez, para o Banco do Brasil, uma mulher para o posto mais alto da instituição financeira. Antes do anúncio, ela e a futura presidente da Caixa, Rita Serrano, se reuniram com Lula no hotel onde o presidente está hospedado, momento registrado pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmamm, nas redes sociais.

Correio Braziliense, com foto: Reprodução/Twitter

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter