03/01/2023

PSOL vai pedir a prisão preventiva e apreensão de passaporte de Bolsonaro ao STF por “crimes em série”



BRASÍLIA, DF - O presidente do PSol, Juliano Medeiros, confirmou, na manhã desta segunda-feira (2/1), que o partido vai entrar com uma petição Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de prisão previsão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

"Bolsonaro cometeu crimes em série durante seu governo. Chamá-lo de genocida não é exagero. Infelizmente as instituições não agiram a tempo e tivemos de esperar até as eleições", escreveu Medeiros, em uma postagem no Twitter. 

Na ação, que será assinada por toda a atual bancada do PSol na Câmara e também os deputados federais que vão assumir em fevereiro, os congressistas vão pedir também a quebra de sigilo telefônico e telemático, busca e apreensão de provas e documentos e apreensão do passaporte do ex-presidente. 

"Como disse o presidente Lula ontem, não queremos revanchismo. O que queremos é que os responsáveis pela morte de milhares de brasileiros respondam no rigor da lei. E pra ontem!", disse Medeiros. 

Viagem para o exterior 

Bolsonaro embarcou, na sexta-feira (30/12), para Orlando, nos Estados Unidos. O ex-presidente está passando por "período sabático" em um condomínio na cidade turística norte-americana. Desde sábado, tem sido visto em postagens nas redes sociais cumprimentando e tirando com fotos com brasileiros que vivem ou passam férias no local. 

Bolsonaro não seguiu o protocolo por duas vezes antes de deixar a Presidência da República: não fez o tradicional pronunciamento de fim de mandato à nação, tarefa que coube ao ex-vice-presidente Hamilton Mourão na noite de sábado (31/12), nem participou da cerimônia de transmissão de faixa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Correio Braziliense, com foto: Marcos Corrêa/PR

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter