09/01/2023

Bolsonaro se pronuncia sobre vandalismo de seus apoiadores com críticas a Lula e à esquerda



BRASÍLIA, DF - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou os atos terroristas na sede dos Poderes, neste domingo (8/1), em Brasília-DF. Durante a noite, ele se referiu a movimentos alegadamente de esquerda para comentar as ações de vandalismo de seus apoiadores e disse que esses atos "fogem à regra". 

Bolsonaro afirmou ter respeitado a Constituição Federal durante seu período no Palácio do Planalto e terminou a sequência de publicações no Twitter repudiando as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lhe atribuiu responsabilidade sobre o movimento. 

“Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra”, escreveu Bolsonaro. 

“Ao longo do meu mandato, sempre estive dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade. No mais, repudio as acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”, complementou. 

Desde a última semana de 2022, Bolsonaro está na Flórida, nos Estados Unidos. Ele se recusou a entregar a faixa presidencial a Lula e, até esta última publicação, ainda se referia a si próprio como presidente do Brasil. 

Desde o fim da manhã deste domingo, milhares de bolsonaristas, escoltados pela Polícia Militar do Distrito Federal, chegaram a Brasília. Eles tomaram a Praça dos Três Poderes e invadiram os prédios do Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Sem resistência das forças de segurança, eles depredaram os edifícios enquanto pediam por intervenção militar e protestavam contra o resultado das eleições democráticas que tiraram Jair Bolsonaro da presidência.

EM, com foto: Marcos Corrêa/PR

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter