26/02/2021
Polícia Civil orienta a população sobre golpes envolvendo o PIX; veja como não cair
A Polícia Civil da Paraíba recomenda que a população adote
cuidados para prevenir uma nova modalidade de golpe que está sendo investigada
em João Pessoa. A fraude consiste em enganar os usuários por meio do PIX, um
serviço do Banco Central que entrou em vigor este ano para facilitar as
transações financeiras, e por meio do qual clientes de bancos podem receber e
fazer pagamentos de forma rápida e prática.
De acordo com a Polícia Civil, criminosos estão se
utilizando do novo serviço para enganar e causar prejuízos financeiros às
vítimas. O caso já está sendo investigado pela Delegacia de Defraudações e
Falsificações de João Pessoa (DDF/JP).
Segundo a delegada Josenise Andrade, o golpe é uma mistura de métodos
criminosos antigos e já conhecidos pela Polícia. A fraude começa com o envio de um email. O golpista envia um
email à vítima com uma mensagem falsa, simulando ter sido gerada pelo sistema
bancário. No texto, há informação de que o cliente recebeu certa transferência
de dinheiro por meio do PIX. No entanto, para liberar a quantia, é necessário a
vítima acessar um link, que fica logo abaixo da mensagem. Ao acessar esse link, a vítima é direcionada a uma falsa
página com imagens do banco, onde é solicitado que sejam digitados senha e
login da conta bancária. Como o site é falso, os dados são
direcionados aos criminosos, que passam a ter livre acesso aos valores
financeiros da vítima. “Na verdade, esse não é o golpe do PIX, que é um serviço
extremamente seguro. Mas é que os criminosos estão se utilizando da imagem do
PIX, que é uma ferramenta nova e que algumas pessoas ainda não sabem usar
direito, para aplicar golpes antigos e pegar os dados bancários das vítimas”,
destacou a delegada. Além de e-mails, os golpistas também usam como estratégia o
envio de mensagens para os celulares das vítimas, por meio de SMS, e
aplicativos de bate-papo. Os textos
fraudulentos informam que a pessoa precisa atualizar o cadastro do PIX e
fornece um link para ser acessado e dá início à segunda etapa da fraude. “Eles enviam mensagens dizendo que a vítima precisa
atualizar o cadastro no PIX, mas isso é uma tentativa de golpe. O PIX só deve
ser cadastrado na própria conta bancária do cliente, seja na agência ou por
meio do aplicativo oficial do banco que costuma ser baixado no celular dos
clientes”, destacou a delegada. “Mensagens enviadas por e-mails, por SMS, por aplicativos de
bate-papo de celular em que pedem atualizações, informações e solicitam os
dados do PIX, na verdade, se tratam de verdadeiros golpes. Bancos não usam essa
modalidade para atualizar cadastros de seus clientes. Isso é ação de golpista
para copiar os dados e lesar o patrimônio dos clientes”, afirmou Josenise. “Orientamos sempre que as pessoas entrem em contato com sua
agência pessoalmente ou por meio dos canais de atendimento. Mas nunca fornecem
seus dados em qualquer mensagem recebida, mesmo que essa mensagem tenha a
logomarca de seu banco”, completou.
A delegada também destacou a importância de a população
somente usar o PIX em ambiente digital seguro. “O PIX é extremamente seguro,
desde que seja utilizado dentro da conta bancária do cliente. Mas algumas
pessoas acabam fornecendo seus dados indevidamente por meio de SMS, e-mails e
mensagens em aplicativos de bate-papo. São enganadas por criminosos que só
querem coletar os dados da conta bancária para ter acesso aos valores financeiros
das vítimas”, declarou. Secom-PB
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