14/02/2023

Jovem é preso com bombas, machadinha e suástica no braço, suspeito de atentado a escola em São Paulo



MONTE MOR, SP - Uma escola na cidade de Monte Mor, no interior de São Paulo, sofreu uma tentativa de atentado com bombas na manhã desta segunda-feira (13). Um jovem vestido de preto, com uma machadinha e uma suástica - símbolo nazista - no braço foi preso. De acordo com o portal G1, houve duas explosões no local, mas ninguém ficou ferido e o jovem foi preso. 

A tentativa de atentado ocorreu na Escola Estadual Professor Antonio Sproesser, onde também funciona a Escola Municipal Vista Alegre. Até o momento, não se sabe a ligação do jovem com a instituição de ensino. Equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar foram acionadas. 

Garrafas amarradas e cheias de combustível e pregos foram apreendidos. De acordo com o Secretário de Segurança do município, Anderson Palmieri, o rapaz não conseguiu entrar na escola, mas lançou os artefatos - do tipo coquetel molotov - na entrada da instituição. 

Os alunos foram dispensados das aulas e a escola vai passar por uma limpeza, não havendo data para o retorno das atividades. A rua onde se localiza a instiuição tambémfoi interditada. Segundo a prefeitura de Monte Mor, a situação já foi contida.

O que diz a lei 

No Brasil, a apologia ao nazismo é enquadrada como ato criminoso dentro da Lei do Racismo 7.716/89. A legislação define que é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena é a de reclusão de dois a cinco anos e multa.

EM, com fotos: Divulgação/Guarda Municipal e Reprodução/Redes Sociais

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter