07/03/2023

Documento mostra que Bolsonaro recebeu pessoalmente joias que entraram ilegalmente no país



BRASÍLIA, DF - O segundo pacote de joias trazido pela comitiva do Ministério de Minas e Energia foi entregue pessoalmente a Jair Bolsonaro (PL) em novembro do ano passado. Documento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (7/3) mostra que declaração atestando o recebimento dos itens foi visualizada pelo ex-presidente (o documento está publicado ao final desta matéria). 

O documento ao qual o jornal teve acesso aponta que o estojo, até então de paradeiro desconhecido, continha um relógio com pulseira de couro, um par de abotoaduras, uma caneta rose gold e um anel, todos da marca suíça Chopard. 

Além de citar o conteúdo do pacote, o documento tem a assinatura do funcionário Rodrigo Carlos do Santos em 29 de novembro do ano passado e um campo assinalado positivamente para a questão “visualizado pelo presidente?”. 

Joias 

Segundo a apuração do jornal paulistano, as joias trazidas pelo então ministro Bento Albuquerque em 2021 ficaram por mais de um ano nos cofres do Ministério de Minas e Energia. No mesmo voo em que o estojo foi transportado ao Brasil, um outro conjunto com colar, brincos relógio e anel avaliado em R$ 11,5 milhões chegou ao país, mas foi apreendido pela Receita Federal quando um assessor do ministro tentou entrar ilegalmente com elas em território nacional. 

No mesmo voo, estava o assessor do ministro com outro estojo da marca Chopard, contendo um colar, um par de brincos, relógio e anel estimados em 3 milhões de euros (R$ 11,5 milhões). Essas peças, porém, foram apreendidas pela Receita Federal quando o assessor do ministro também tentou entrar com elas ilegalmente no país, como revelou o Estadão. 

No sábado (4/3), Jair Bolsonaro negou que recebeu as joias e que elas foram trazidas de forma ilegal. O ex-presidente também desmentiu a hipótese de que os presentes seriam destinados à Michelle Bolsonaro. 

A legislação determina que presentes trocados entre países, como o caso das joias oriundas do governo saudita, devem ser direcionados ao acervo público. 

Também nesta terça-feira, o portal G1 publicou que agentes da Polícia Federal descobriram que o segundo pacote de joias sauditas foi listado como acervo privado de Bolsonaro. A PF ouvirá os funcionários que fizeram o transporte dos itens e vai apurar se o ex-presidente os levou para fora do país.

Veja o documento:



EM, com fotos: Reprodução/TV Globo

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter