09/03/2023

Assembleia da Paraíba homenageia mulheres e debate importância e conquistas femininas



JOÃO PESSOA, PB - A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (8), uma sessão especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem, realizada no Plenário da Casa, foi proposta pelas deputadas Francisca Motta e Danielle do Vale. 

Na ocasião, foi empossada a nova diretoria da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL) e outorgada a “Medalha Empreendedor José Carlos da Silva Júnior” à primeira dama do Estado, Ana Maria Lins, e a “Medalha Darcy Ribeiro” a professora Mary Roberta Meire Marinho, reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Além da homenagem, a sessão serviu também para destacar conquistas, discutir desafios e debater políticas públicas em prol da mulher no Estado. 

“As responsabilidades que enfrento com a vida pública me obriga a refletir todos os dias o aumento assustador dos casos de feminicídio, a evasão escolar, a exploração sexual, dificuldade de acesso ao trabalho. Como mulher, por todas que represento, sinto que o momento exige, mais do que nunca, vigilância, unidade e ação. Uma luta bem maior em defesa dessas mulheres que cada vez mais são vítimas de violência doméstica e de uma realidade inaceitável”, ressaltou a deputada Chica Mota. 

A deputada Danielle do Vale disse que a data de hoje é de comemoração, de lutas e de reafirmação dos direitos de mulher. “É muito mais que uma homenagem, mas um reconhecimento do papel da mulher na Paraíba. É um dia de luta, um dia aguerrido para todas nós. Essas demonstrações que a gente tem que fazer é porque precisamos ter liberdade e afinar ainda mais a luta pelos nossos direitos. Além desse momento alusivo, essa solenidade é para destacar a sensibilidade desta Casa às lutas pelas pautas femininas”, destacou. 

A primeira dama Ana Maria Lins e a professora Mary Roberta Meira ficaram bastante emocionadas com as homenagens. “São motivos de muita honra e um incentivo para continuar trabalhando ainda mais pelos paraibanos e paraibanos, dando as melhores condições possíveis para desenvolverem os seus negócios e garantirem o seu sustento”, declarou a primeira dama. 

A deputada Jane Panta destacou a importância da homenagem. “Aproveitamos a oportunidade para, através de duas grandes mulheres que estamos homenageando, parabenizar todas as mulheres paraibanas. Eu costumo dizer que a mulher é a voz da resistência. E hoje nós temos que resistir pelo simples fato de ser mulher. Eu não posso deixar de frisar que nós devemos dar um basta em tantos feminicídios, que estão acontecendo neste país. É 8 de Março, é dia de continuarmos lutando”, frisou. 

Posse na APPL 

A solenidade também foi marcada pela posse de Manuelly Gomes, esposa do deputado Tião Gomes, na presidência da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL). Também tomaram posse na diretoria da APPL, Maria Gorete Ferreira Pedrosa, esposa do deputado Branco Mendes, como vice-presidente; e Tarcyanna Macedo Mota Leitão, esposa do deputado Felipe Leitão, como 1ª Tesoureira. 

A Mesa da sessão especial foi formada pelas deputadas Chica Motta, Danielle do Vale, Camila Toscano, Jane Panta; a secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes; e a prefeita Eunice Pessoa, de Mamanguape. 

Também prestigiaram o evento os deputados Chico Mendes, líder do governo na Assembleia Legislativa; Tião Gomes, Luciano Cartaxo e George Moraes; a vereadora e ex-deputada Eva Gouveia, representando a Câmara Municipal de Campina Grande; além de diversas autoridades, gestores de órgãos públicos, parentes e amigos dos homenageados

Assessoria, com foto: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter