14/04/2023

IBP AMA – Amigos do Autista debate conquistas e lutas em sessão na Câmara de Campina Grande



CAMPINA GRANDE, PB - O Instituto Brenda Pinheiro – IBP, através do Projeto AMA – Amigos do Autista esteve presente em sessão especial realizada nesta quarta-feira (12) na Câmara Municipal de Campina Grande, alusiva ao Abril Azul e ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A sessão foi proposta pela Frente Parlamentar de Defesa de Pessoas com Doenças Raras e Autismo e pelo vereador Alexandre Pereira (UNIÃO). 

Um dos destaques da sessão foram as apresentações musicais de dois dos assistidos pelo IBP-AMA: Flavyane e Brenda. A presidente do IBP-AMA, Vânia Pinheiro, disse que foi mais uma oportunidade para fazer um balanço das conquistas que as famílias de autistas tiveram nestes últimos tempos, além de reforçar a luta por bandeiras como a garantia do tratamento adequado para pessoas com autismo, a presença do apoio escolar para os autistas nas salas de aula, a inclusão e a difusão de informações sobre autismo em nossa sociedade, dentre outras.

Ao usar a tribuna, Vânia lembrou está no universo autista há 12 anos e destacou as muitas vitórias das famílias que tem pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA neste período. Citou ainda a frase de Santa Madre Teresa de Calcutá: ‘Se for a favor estou junto, se não for, estou fora’. 

Vânia destacou as falas de outras mães que a antecederam na tribuna e disse que as histórias de cada mãe se completam, porque “cada uma tem um pouco da história da outra”. Ele lembrou o pioneirismo do IBP, fundado por ela e por um grupo de outras mães quando em Campina Grande não tinha lugar para tratamento de pessoas autistas e que, neste período, houve avanços e conquistas, a exemplo do tratamento através dos planos de saúde, a instituição do apoio escolar para autistas nas salas de aula das escolas públicas e privadas, dentre outras. 

“As nuvens negras vem e passam. De braços dados, com união, vamos conquistando e deixando essas nuvens para trás. O que importa é sempre estarmos juntas. Como diz São Francisco de Assis, ‘faça o necessário, depois o possível e, de repente, você vai estar fazendo o impossível’. Com união, vamos conseguir fazer tudo o que precisamos e as nuvens vão passar. Que no próximo ano possamos estar mais uma vez aqui, comemorando muito mais conquistas”, reafirmou a presidente do IBP.

Vânia finalizou sua fala fazendo um convite para uma capacitação que o IBP-AMA vai proporcionar no Teatro Municipal Severino Cabral, no próximo dia 19, para os profissionais que atuam nas escolas da rede municipal de ensino. 

Quem quiser conhecer melhor o trabalho realizado pelo IBP – AMA poderá agendar uma visita. A entidade fica na Rua José do Ó, 169, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande. O telefone para contato, informações e agendamento é o (83) 3066-3001. Visite o Instagram (@institutobp).

Assessoria, com fotos: Josenildo Costa/CMCG e Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter