21/04/2023

Presidente em Exercício do Senado, Veneziano Vital abre mostra sobre 100 dias dos atos antidemocráticos



BRASÍLIA, DF - O Presidente em Exercício do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), abriu nesta terça-feira (18), no Salão Negro do Congresso Nacional, a exposição fotográfica “8 de Janeiro – Reflexões do Senado – 100 Dias da Invasão”. O objetivo principal da exposição é lembrar o maior ataque simbólico e concreto à democracia brasileira, ocorrido uma semana após a posse do presidente Lula para o seu terceiro mandato. 

Veneziano agradeceu aos 21 profissionais fotojornalistas que fizeram o registro dos ataques e danos causados às dependências, mobiliário e obras de arte do Senado e feitas, também, no perímetro externo do Palácio do Congresso Nacional.

“Esse momento é de grande simbologia, pois a exposição vale para todos aqueles que nos visitam e que podem verificar essas duras e fortíssimas imagens, que dizem muito mais do que nós possamos imaginar. Esse retrato fidedigno que os profissionais fotojornalistas fizeram serve para garantir a todos nós a resistência democrática permanente, para que atos como os ocorridos no dia 8 de janeiro jamais se repitam”, ressaltou Veneziano. 

O Senador, que também estava no exercício da Presidência do Senado no dia dos ataques, destacou também a atuação da Diretora-Geral da Casa, Ilana Trombka, e dos policiais legislativos que o receberam no Senado ainda na madrugada do dia seguinte, para apresentar a situação em que se encontrava a casa legislativa após a invasão dos vândalos.

“Tendo sido alertado dos acontecimentos altamente graves que acometiam e se abatiam sobre as estruturas materiais dos Três Poderes, viajei imediatamente (da Paraíba) para Brasília e, por volta das duas horas da manhã, quando chegava no Senado, fui recebido pela nossa diretora-geral, Ilana Trombka, e pelos policiais legislativos, que são merecedores de todos os nossos reconhecimentos porque, mesmo com o número insuficiente de profissionais para conter a turba de agressores da nossa democracia, as nossas estruturas não foram mais agredidas e mais depredadas exatamente por eles terem feito a bravíssima resistência”, destacou. 

A Exposição 

A mostra, que fica aberta ao público até o dia 26 de abril, das 8h às 18h, reúne 50 imagens do ataque ao Congresso Nacional, capturadas pelos olhares e lentes dos fotojornalistas credenciados que cobrem o dia a dia do Parlamento, tanto da imprensa externa quanto dos veículos de comunicação do Senado. Simultaneamente à exposição física, a mesma mostra poderá ser vista em formato digital, na página de capa do Portal Senado Notícias.

Após o dia 26 de abril, as imagens passarão a integrar, em caráter definitivo, o hotsite sobre o dia 8 de janeiro, desenvolvido exclusivamente para hospedar o material jornalístico e histórico produzido pelos veículos do Senado sobre a invasão.

Assessoria, com fotos: Divulgação

Notícias no seu email

Receba nossas notícias diretamente no seu email. Cadastre-se.

Newsletter